Anderson Freire é o maior representante masculino da música pentecostal da atualidade, em seu 3° projeto pela MK Music e já somam-se perto dos 500mil CDs vendidos. Como não ficar de olho em uma carreira tão pequena como cantor solo e tão positiva? Sabemos que Anderson é um compositor de mão cheia tendo grandes sucessos lançados no mercado fonográfico cristão, e em alguns períodos ele esteve presente em 60% dos repertórios de CDs lançados no mercado nacional, tudo isso colaborou pra que as pessoas lembrassem o seu nome e ganhasse uma base de admiradores que poderiam também se tornar consumidores de seus trabalhos.

Mas o que aconteceu é basicamente Repertório + Repertório + Repertório. Ele entende muito bem disso, e como um bom compositor guardou suas pérolas para serem lançadas por ele mesmo e está como está atualmente devido ao seu excelente trabalho. O interessante é que o multi-instrumentista começou como integrante da banda Giom, que não ganhou tanta expressão, como ele tem hoje como cantor solo. Seu primeiro CD Identidade, pela MK Music, rompeu barreiras e o lance de que o cantor precisa lançar em média 3 CDs pra que possa ser conhecido. Não foi o caso de Anderson, porque já neste primeiro projeto, um cantor masculino e que leva principalmente o estilo pentecostal em sua música alcança vendas acima de 150mil cópias em um CD de estreia, isso não é sensacional? Com certeza, mas é aquilo… tudo se resume a repertório, aprendam cantoras e cantores, e não precisa gravar música sobre vitória e milagre, as pessoas são melhores que isso.

Neste novo projeto que a gravadora fez questão de lançar, Anderson Freire e Amigos, reúne nomes como: Bruna Karla (interpretando com o cantor duas músicas), Fernanda Brum, Aline Barros, Marina de Oliveira, Ariely Bonatti, Gisele Nascimento, Arianne, Léa Mendonça e a Banda Giom (formada pelos irmãos do cantor, e banda que ele começou) interpretando músicas do Anderson (algumas compiladas, outras com novos áudios), sendo uma faixa de não autoria do cantor.

A faixa que abre o projeto é a conhecidíssima Promessa, única faixa que não é composição de Anderson Freire, mas sim do cantor e compositor Marco Aurélio. Como é o projeto de duetos, esta quem interpreta com o cantor é Wilian Nascimento, e foi um pedido especial da presidente da gravadora, Yvelise de Oliveira, que teve episódio de sua vida marcado por este clássico da música cristã e ‘sonhou’ com os cantores interpretando esta faixa. A faixa foi escolhida como single, o duo ficou muito bom, os arranjos da música não ficaram carregados, sempre na medida certa, um ar mais intimista.

Outra inédita com destaque é a faixa Avenida Santidade, com participação especial do grande grave Fernanda Brum. A faixa começa só com o piano, e depois a cozinha vem pra acompanhar a música. Os arranjos não são tão cativantes assim, ainda prefiro os arranjos que a cantora Amanda Beatrice deixou na versão dessa música. Coração Valente, grande destaque de seu primeiro projeto solo, aqui ganhou a participação da chefe Marina de Oliveira, combinou muito com a cantora, ela poderia muito bem gravar em um projeto seu. “Coração, por três dias Jesus parou de respirar, pra fazer você ressuscitar”. Um dos pontos altos do projeto, Marina interpretou muito bem a canção, o duo soou até nostálgico, já que a cantora não grava mais CDs. Foi um bom momento para os que curtem a cantora.

Agora um ponto baixo é a faixa Primeira Essência, produzida por Kleyton Martins, tudo soou muito ruim. Um ar às pressas, não foi a melhor do projeto, e olha que a participação especial foi de Aline Barros, mas nem o nome da cantora fez com que a produção ganhasse um tratamento especial. Ponto baixo pra essa que pra mim é uma das melhores composições do cantor. No mais as canções coletânea e que podemos destacar são: Um novo Endereço, com participação de Arielly Bonatti e Identidade com Bruna Karla. Esse mix de compilações, regravações e inéditas deu um frescor ao projeto pra não soar aquela coletânea massante que muitos não curtem. Mas souberam enfim mesclar. E o álbum concorre ao Grammy 2014. Um grande feito.

Confira o preview deste projeto que mescla canções compiladas, editadas e inéditas.


anderson_freire_eamigosSelo: MK Music
COMPRAR CD

Playlist: Promessa | Faz de Novo | Avenida Santidade | O Retorno do Rei | Coração Valente | Primeira Essência | Identidade | Aliança de Sangue | Um Novo Endereço | Conflitos | Te Amo | Promessa (Play-Back) | Faz De Novo (Play-Back) | Avenida Santidade (Play-Back) | O Retorno Do Rei (Play-Back)

2 respostas

  1. So lembrando que Primeira Essencia nao chegou a ser um Dueto… Teve uma edição de voz da Aline com a gravação Original e o Anderson tentou vir desenhando uma melodia por cima bem perdido!! Vale lembrar que Promessa foi produzido pelo Rogerio Vieira.

  2. Em Primeira Essência, percebi claramente que se tratava de uma montagem (mal feita) de duas vozes e novo arranjo em algo já pronto; ficou ruim.
    Nas primeiras vezes que ouvi Promessa eu achei chata, mas com o passar do tempo meus ouvidos foram se acostumando e agora é uma de minhas preferidas.
    Faz de Novo é lindíssima e a escolha de Giselle Nascimento para participar dessa foi muito bem feita, acredito que combinou com o estilo de voz dela.
    Já Coração Valente, eu não gostei de como a chefa da MK cantou. Acho que não foi bem em algumas notas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 × 1 =