Login form protected by Login LockDown.


Descobrir a melhor forma para distribuir e divulgar um trabalho musical, seja dentro do mercado local, regional, nacional e mundial era algo restrito para os grandes nomes da música e nem de longe estava ao alcance de todos.

A distribuição física é um fantasma principalmente para artistas que não tem o respaldo de uma grande gravadora ou uma empresa que faça a distribuição do CD nos pontos de venda. Este é ainda um grande empecilho para que a música alcance o maior número possível de pessoas.

Para os artistas independentes é ainda mais difícil. Boa parte deles não tem alcance sequer  no mercado local. Mas algo que precisa ser avaliado é a forma como a música vem sendo consumida. Nos três últimos anos observamos o surgimento de diversas plataformas que de maneira legal e rentável ajudam o mercado fonográfico a “driblar” a pirataria e voltar a aumentar a receita de venda de músicas. Hoje a distribuição digital alcançou um grau de importância sem precedentes para todos os artistas que querem e precisam divulgar seus CDs e músicas.

A distribuição digital permite a escolha das plataformas, os países em que a música será comercializada e ouvida. Nelas o artista consegue ter todo o domínio sobre as suas músicas sem depender de ninguém, apenas fazendo o controle e a divulgação, seja por conta própria ou através de empresas especializadas.

Quando você disponibiliza sua música em um serviço de distribuição digital passa a receber uma % de valor por cada vez que sua música é baixada e/ ou executada, seja no seu canal ou quando algum fã ou usuário da rede publica algum áudio que pertence a você no Youtube. Seu público é seu aliado quando sobe algum vídeo seu ainda que não seja no seu canal.  Eles estão propagando a sua música e você está recebendo também por isso. Fique tranquilo pois logo abaixo do vídeo há um link automático gerado pelo iTunes, por exemplo, que irá redirecionar a pessoa para comprar a sua música.

É importante que o single, EP, CD ou Playback do artista esteja ao alcance de todos e nas plataformas corretas. Seja um CD que acabou de sair, que será disponibilizado via pré-venda ou até mesmo que foi lançado há anos. Como diz a canção: todo artista deve ir aonde o povo está!

Se você é cantor(a) ou tem uma banda e o seu trabalho não está disponível em nenhuma plataforma digital você está correndo sérios riscos de perder  fãs e também dinheiro!

Mude seu pensamento

Muitos artistas não sabem como pesquisar essas novas plataformas, inserir nelas seus trabalhos, monitorar e assim obter o retorno desejado. Isto só reforça o quanto o artista necessita de uma assessoria que possa direcionar e elaborar um plano de divulgação digital correto e adequado a cada tipo de trabalho.

soudcloud_youtubeDe que adianta disponibilizar sua música em plataformas gratuitas como YouTube e Soundcloud e não tirar nenhum proveito disso? Claro, você está divulgando sua música, mas e aí, o que vem depois disso?

Exemplificando com o que há de mais usado no momento, você sabia que pode lucrar com as visualizações do YouTube? Se sua resposta for não, talvez seja o caso de buscar no mercado especializado empresas que prestem assessoria com foco nesse tipo de trabalho, como é o caso da Agência Petra (que falaremos abaixo).  Os que já monetizam através do YouTube podem reforçar a divulgação dos links das lojas onde a música está à venda através do Soundcloud, mas não se iluda… O público de hoje é prático, moderno e gosta de consumir na hora aquilo que deseja, portanto o Soundcloud não vai suprir a necessidade de quem quer comprar seu CD ou música.

Tudo está conectado

Como estão suas redes sociais? Se você trabalha com música precisa estar presente pelo menos no YouTube, Facebook, Twitter, Instagram, Soundcloud e o Google+. Você está em todas elas? Se sim, parabéns! Se não… está na hora de marcar presença urgentemente em todas elas. Sem contar, é claro, com um site oficial atualizado e bem elaborado. Isso tudo compõe um pacote básico pra quem quer ver sua música cruzando fronteiras.

musica_socialmedia

É de extrema importância estar munido de conteúdo em seus próprios meios de comunicação, isso inclui também a criação de vídeos. Quando falamos de vídeos incluímos: Lyric Vídeos, gravação de ensaios em estúdio, pocket shows, vídeos tutoriais, gravações de eventos, dentre tantas outras possibilidades.

Parceria

Uma das grandes vantagens da virada tecnológica na cultura da música é a possibilidade de artistas e pequenos selos comercializarem seu trabalho sem grandes complicações.

Agência Petra, parceira do nosso portal, oferece o serviço de distribuição de música digital em mais de 20 lojas, seja local ou internacional. Abaixo você confere os principais canais em que sua música pode ficar disponível.

lojaseestreaming

 

Exclusividade

Que a distribuição digital  é a bola da vez pra quem trabalha com música e quer ir além você agora já sabe, agora o que também é importante saber é o que pode diferenciar uma loja da outra. Se você digitar no Google a palavra “distribuição digital”, uma vasta lista de empresas aparecerá na sua página, porém o que diferencia uma da outra são os serviços extras que cada uma traz e que pode agregar para um melhor desempenho de suas músicas na internet.

Quando você contrata uma empresa que administra por completo esse trabalho vai deixar de se preocupar com detalhes que fazem toda a diferença. Os amigos da Agência Petra listaram tudo o que a empresa faz aos clientes de distribuição digital, veja a seguir:

  • Planejamento Estratégico

Ao lançar um álbum é fundamental aproveitar todas as possibilidades que a versão digital pode proporcionar. Após a audição do projeto, chega-se a uma estratégia com dicas precisas que vão ajudá-lo a vender mais downloads, incentivar o streaming e capitalizar todo lançamento digital que você fizer.

  • Acompanhamento de vendas

Todas as lojas analisadas possuem um painel de acompanhamento, porém nem todas dão uma assessoria quanto a esses números. A Agência Petra não se restringe apenas em apresentar um relatório mensal, mas sim em dar possibilidades de aumentar o crescimento das vendas e da audição das músicas nos serviços de streaming, sempre abrindo caminho para que o desempenho das músicas cresça. O detentor da música tem total domínio quanto ao recebimento do valor, tem a opção de acumular o valor e/ou solicitar a conversão do valor em sua conta cadastrada.

artigo_casagospel_acompanhamentovendas

 

  • Divulgando nas Redes Sociais

A Agência Petra cria peças específicas de divulgação para serem compartilhadas no Facebook, no Twitter, no YouTube, no Instagram e em diversas redes sociais, bem como no site oficial do artista. Também são criados links personalizados para vender e acompanhar o desempenho das músicas.

Na música digital não existe a “vida de prateleira”, o que significa  que não existe um ciclo promocional ou um ciclo de vida para um álbum. A sua música sempre será nova para alguém. Por isso a Agência Petra possui diversas ferramentas e ideias para que a sua música não seja tratada como uma música que tenha vida útil. É importante continuar falando dos seus lançamentos anteriores, mesmo quando estiver lançando material novo. Manter a música viva é um plus que uma empresa especializada pode fazer.

  • identidade Visual

A Agência Petra possui um serviço de criação de capas de single, EP e CD. Sem contar a criação de Digital Booklet. Você sabe o que é isso? Podemos adiantar que Digital Booklet  é um diferencial que melhora e destaca o visual do seu produto.

primeiropasso_cd_umnovodia   aei_elenosamou

Padrão

É importante saber que a Agência Petra e outras empresas do mercado também oferecem:

  • Seleção de territórios, lojas e preços das faixas. (Oficialmente não é dado um suporte para esta área, mas empresas como  a Agência Petra podem prestar esta consultoria caso o cliente solicite)
  • Troca de faixas gratuitas por endereços de e-mail
  • Instalação de aplicativo em sua fanpage
  • Vale lembrar que o detentor da música fica com 85% dos royalties, ou até mais, depende da loja escolhida. O valor é pago via PayPal

Pra fechar

A distribuição digital elimina a barreira geográfica, levando a música para qualquer lugar em poucos segundos e com todo o suporte que você sempre quis. As opções de personalização, como as oferecidas por empresas especializadas, podem ser vantajosas uma vez que os criadores tem total domínio de sua música por quanto e onde será vendida, além de desenvolver estratégias próprias de divulgação que atenda as necessidades do artista e do público.

Você pode solicitar aqui, o orçamento pra tornar a distribuição digital de sua música uma realidade.

Texto: Alex Eduardo | Revisão: Viviane Eduardo