Login form protected by Login LockDown.


ANÁLISE: CD Rompendo – Elaine Martins


Warning: A non-numeric value encountered in /home/casagospel.com/www/wordpress/wp-content/themes/15zine/library/core.php on line 4197

Elaine Martins apresenta seu segundo álbum pela MK Music, Rompendo. O projeto chega com muitas expectativas por parte da cantora, gravadora e claro, o grande público que aprovou e cantou exaustivamente boa parte do repertório do CD Santificação. Foi um dos melhores projetos pentecostais de maior relevância em anos da casa.

A produção musical das 12 faixas ficaram mais uma vez com Ronny Barboza, que não apresentou nada de novo, é a mesma fórmula do projeto anterior. Ainda bem que o público pentecostal não reclama de produção musical, aceita tranquilamente. Infelizmente o mercado pentecostal carece de boas ideias na produção musical, arranjos que se diferenciem em cada projeto lançado. A impressão que fica é que todos os álbuns pentecostais são feitos ‘de bandeja’. O que seria isso? Algo como o produtor está no meio da produção de uns cinco álbuns e faz tudo numa tacada só. Musicalmente não há nada de ‘uau que interessante essa música’, por sorte o repertório da cantora foi muito bem selecionado.

O primeiro single liberado para o público, foi a faixa-título Rompendo, de Josias Teixeira e Júnior Maciel. A faixa remete um pouco ao que Elaine de Jesus cantaria em seu repertório.

A cantora em uma entrevista comentou que muitas pessoas gostariam da faixa Volte a Sonhar, composição de Junior Maciel e Josias Teixeira, e não é que era verdade essa afirmação da cantora?

Mesmo que a canção escolhida como single inicial foi outra, o público não deu muita ‘trela’ para a canção e escolheram outra. Sua mensagem mesmo sendo clichê, falando sobre continuar sonhando em meio à dor, é o de sempre, mas o público gostou e muito. Entendendo isso a MK Music correu para lançar o material audiovisual em clipe, dando mais fôlego na divulgação e vendas do CD. No clipe notarão que Elaine Martins abandonou o típico ‘roupão’, vestimenta obrigatória para os membros do sexo feminino da igreja ADUD (Assembleia de Deus dos Últimos Dias). Hoje, ela faz parte da Assembleia de Deus Madureira – Rio de Janeiro.

Para efeito de comparação, o clipe de Rompendo tem pouco mais de 2 milhões de visualizações, já a faixa Volte a Sonhar ultrapassou a marca de 12 milhões de views, o que mostra a força e a aceitação da canção.

Elaine Martins é uma artista completa, com uma voz única, dá gosto de ouvir cada interpretação da cantora, as notas de peito que ela entoa e fica aquele pensamento de que ela não vai aguentar, mas todas as notas alcança. O interessante é que ela não se conforma com um repertório insosso, isso podemos conferir em cada faixa do projeto.

O ponto baixo do projeto fica com as faixas: Estarei Contigo da dupla colega de gravadora, Gislaine e Mylena, faixa dispensável. A letra com muito mais do mesmo, incomoda e você avança antes mesmo de acabar a faixa. Tempo de Deus, outro colega de gravadora Pr Lucas fez e não ficou bacana. Dá a impressão de que foi tudo obra da gravadora em querer emplacar canções de artistas da casa, bola fora.

De um modo geral a cantora é mais taxada como cantora de auto-ajuda, com aquelas canções de motivação, não que isso seja de todo ruim, mas pra trazer algo nessa linha precisa ser uma música muito boa já que todos fazem isso. Foi dosado com algumas canções como O Melhor da Festa, de Adriano Santos, com riffs de guitarra na intro e falando que o melhor da festa em um culto são pessoas se rendendo aos pés do Senhor. Ponto positivo esta faixa.

Outra que merece destaque é a Emanuel de Eduardo Schenatto. Que em outra oportunidade já a gravou. Duas boas faixas cristocêntricas e fogem dessa auto-ajuda que ela já faz e muito e muitos artistas do segmento.

Pode Confiar de Patrick Mendes é uma regravação conhecida, o próprio compositor já a gravou anteriormente, mesmo com uma mensagem de auto-ajuda é uma boa faixa. E a interpretação de Elaine, o que dizer? É muito boa ela dá um outro respiro à música, porém a produção musical do cantor é muito melhor que a escolhida para a Elaine. Eu vou adorar também de Patrick Mendes, recebeu a produção musical mais interessante do álbum.

De um modo geral, Elaine ainda permanece em sua ‘zona de conforto musical’, porém sua voz é seu grande trunfo. Erros do disco anterior, Santificação, foram corrigidos. Alguns apontam que as regravações foram exaustivas, o que de um modo geral discordamos. As faixas, todas com conceito tiveram cada uma um papel importante para deixar o conteúdo coeso e não cansativo, sempre interessante ouvir uma outra abordagem da mesma canção, ainda mais na voz de Elaine Martins que presenteia o seu público com faixas interessantes que podem ser utilizadas nos grupos de adolescentes, mocidade e irmãs.

Ouça o preview disponibilizado pela gravadora.


Selo: MK Music
COMPRAR CD Digital | CD Físico

Playlist: Rompendo | Volte a Sonhar | Desperta Tu que Dorme | Tempo de Deus | O Melhor da Festa | Emanuel | Estarei Contigo |  Valente | Pode Confiar | Eu Vou Adorar | Em Nome do Senhor | O Reino

CD Rompendo – Elaine Martins
7.5NOTA