Login form protected by Login LockDown.


ANÁLISE: CD Na casa dos Profetas – Trazendo a Arca


Warning: A non-numeric value encountered in /home/casagospel.com/www/wordpress/wp-content/themes/15zine/library/core.php on line 4197

O nono álbum do grupo lançado pela Dos3Music é uma incógnita cercado de dúvidas, a musicalidade é a maior mudança do álbum e também marca a saída de Ronald Fonseca e dá abertura para uma mudança de som, ou até mesmo pra mim que já ouvi um certo desconforto em ouvir essa nova levada da banda. Projeto foi produzido por Ronald Fonseca, mas não executado por ele, mas sim Jamba, segundo o encarte.

O bacana do grupo são suas capas conceituais. Produzido pela agência Excellence, projeto que não utilizou fotografias da banda, até foi uma boa por que dificilmente sabemos quem de fato integra o grupo, utilizaram inserções de imagens conceituais por todo o projeto. O título do projeto baseado I Samuel 19. 19. Quando Saul buscava matar Davi, ele se encontrava na casa de Samuel na cidadela dos profetas em Ramá. Saul o encontrou e quando pensou em matá-lo o Espírito de Deus se apoderou dele e o fez profetizar junto aos seus soldados. Mesmo aquele rei descrente do poder do Senhor teve que profetizar, pois naquele lugar a unção profética foi tão poderosa, segundo a letra da canção que retrata o texto: “Até Saul profetizou”.

A guitarra um pouco solitária na intro de Celebrai me assusta pela simplicidade e é um som que você não espera ouvir do Trazendo a Arca. Composta por Ronald Fonseca e Luiz Arcanjo, os synths acompanhando a guitarra no coro “Celebrai com toda sua força, celebrai com danças e com pulos…” dá a intenção de preencher, mas não preenche, optaram por um arranjo mais cru. O baixo é o que mais se destaca na canção, mesmo que essa guitarra vem toda hora na cabeça. Não sei se a receptividade da igreja será alta para incluir no repertório do louvor. Na casa dos profetas não é uma canção tema como as anteriores que levaram o nome dos projetos. O rock cru continua aqui sem muitos enfeites na música, só os arranjos do backing que continuam pesado, o restante está mais suave. Composição de Luiz Arcanjo e Ronald Fonseca, a letra é bem interessante, porém a música não é congregacional. Não ia comentar a Kabod, mas os arranjos incluídos ficaram interessantes um som bem pesado porém ficou mais preenchido do que as duas anteriores, e André Mattos – baterista do Trazendo a Arca, deu um show à parte na música. Estas são as três primeiras faixas do projeto, que pra mim poderiam estar misturadas neste projeto e outras poderiam estar na frente.

Isaías 45 de Luiz Arcanjo já traz um pouco mais da sonoridade que conhecemos com aquela guitarra com mais chorus e menos drive que é o habitual do Trazendo a Arca, porém com os interlúdios da nova fase com a guitarra mais suja e menos arranjos que preenchem a música. Tu és Fiel de Luiz Arcanjo e Ronald Fonseca, ao invés daquele peso nas faixas aqui ganhou um som mais no chão, com pianos, a bateria contida, com mais riffs de guitarra base de guitarra, pads ao fundo bem ao fundo, um dos pontos alto do projeto que pra mim merecia ser single pela característica do projeto. Graça composta por Luiz Arcanjo e Ronald Fonseca foi escolhida como single do projeto, a composição é bem interessante, mas de um modo geral não chama muito a atenção. Minha inspiração é uma versão, que foi composta por Marcos Brunet bem conhecido no mercado latino, e o mesmo participou do projeto.

Você vai ouvindo o CD e algumas canções até lembram o Trazendo a Arca com muitas cordas, com a guitarra mais com chorus, a bateria sempre pesada. A frase ‘nova fase de nossa carreira’ vem bem a calhar para o Trazendo a Arca, mas espero que no próximo álbum eles voltem com o som pesado que o consagraram. O som está mais cru e a sonoridade ficou abaixo, porém as letras sempre muito criativas, utilizando temáticas diferenciadas. Vamos lá de todo não é um CD ruim, podemos extrair algumas canções bacanas para ouvir ou dar uma repaginada pra cantar na igreja, as mensagens são boas. Mas o projeto é o mais fraco já lançado.


trazendoaarca_nacasadosprofetas

Selo: Dos3Music
COMPRAR CD

Playlist: Filho da promessa | Maravilhosa graça | Deus nunca falhará | Sorrido ou chorando | Grande Deus | Intimidade e comunhão | Meu Deus é poderoso | Teu propósito | Venha o Teu reino | Toma o Teu lugar | Enche-me de Ti | Dá-me Teu coração

CD: Na casa dos Profetas - Trazendo a Arca
3.5NOTA