Login form protected by Login LockDown.


ANÁLISE: CD Coisas Invisíveis – Tom de Vida


Warning: A non-numeric value encountered in /home/casagospel.com/www/wordpress/wp-content/themes/15zine/library/core.php on line 4197

O grupo Tom de Vida, de Hortolândia, lança em CD e DVD seu mais recente trabalho Coisas Invisíveis. O grupo é formado por alunos do IASP – Instituto Adventista de São Paulo e dirigido por Wanderson Paiva e Wendel Mattos. A produção deste trabalho é a realização de um sonho do grupo de muitos anos.

Atualmente o Tom de Vida é formado por: Ana Carolina Nardelli, Kleiton Silva, Cleverson Nascimento, Camilo Machado, Wanderson Paiva, Michele Santos, Juliana Almeida e Karine Militão.

Quanto ao repertório do CD, foram escolhidas 11 músicas dentre as ensaiadas desde 2006. A maioria das músicas tem a composição de Wanderson e Wendel.

O CD conta com a participação especial do Coral do IASP em 3 canções e do Grupo Louvor Kids do IASP em uma música.

O grupo Tom de Vida é formado por alunos e funcionários do Instituto Adventista de São Paulo localizado na cidade de Hortolândia – SP, buscando acreditar cada vez mais nas coisas invisíveis que Deus tem preparado para seus filhos, as formações de 2006, 2007 e 2008 se uniram neste projeto compartilhando sua fé e sua esperança numa nova história, num novo lar.

Abrindo a análise do CD com a canção As canções do meu Senhor Ana Carolina Nardeli interpreta a canção com sua doce voz, quando ao instrumental, algo bem orquestrado com cordas, ouvimos o som do trompete acompanhando a melodia da canção. Na segunda estrofe ouvimos Kleiton Silva que também interpretou com muita firmeza, as notas utilizadas em alguns trechos são bem trabalhadas com notas dissonantes, fora o dueto que está pra lá de especial, e ao fundo ainda podemos ouvir o Tom de Vida dando um banho de interpretação vocal. Canção que fala do doce amor do nosso Deus, e da volta de Jesus.

Com alguns wua-wua na guitarra, e o piano e o violão já anunciam que é uma canção agitada que veremos aqui Grande Amigo, o grupo se divide em vozes masculinas e femininas dão uma interpretação diferenciada. No final da canção o metal faz um belo finale. Um solo de violino anuncia a canção A Cruz, tema tão lindo e ao mesmo esquecido por muitos cristãos, onde a sua motivação não tem sido mais a cruz, tem sido outras palavras, outras histórias e contos, aqui o Tom de Vida em sua bela apresentação musical, composição de melodias e arranjos traz esta que é um dos destaques do trabalho. Várias participações nesta canção como o Coral Jovem do IASP e louvor Kids.

Coisas Invisíveis é a canção que dá nome ao CD, ouvimos um som bem orquestrado, com cordas mais que reais, e o solo de Alyne Marques e Bárbara Bertarelli. A letra muito bem pensada, de Wendel Mattos, “Eu não olho para as coisas que hoje posso ver, que não duram muito tempo e logo vão passar, mas eu olho para as coisas invisíveis, pois jamais acabarão; são sublimes, eternais” que poesia, faz uma alusão que tudo neste mundo passa, excelente sacada a canção.

 

Com notas pra lá de naturais (risos), não é pra qualquer pessoa interpretar, ouvimos ultimamente muitos CD’s com canções bem simples de se tocarem, de se cantarem, com a onda do Louvor e Adoração dificilmente vemos canções com muita qualidade na composição de melodias, aqui está que ainda existem pessoas que zelam por uma melodia maravilhosa atrelada a composição da letra, mesmo que ela seja uma canção agitada. Aqui ouvimos Somente a Jesus que merece o nosso louvor o nosso viver.

Na presença do Senhor acapella se dá início à canção entoando glória e aleluia, lindo… é sempre bom montar uma análise de um CD com tanta qualidade musical, ainda existem pessoas capazes de fazer um belo CD para o nosso Deus que merece o melhor! Um espetáculo de afinação podemos ouvir pelo Tom de Vida, Juliana Rodrigues quem sola a canção. As cordas desta canção surpreendem. Assista a apresentação do grupo em seu DVD.

Alguns efeitos são colocados na intro de Paz no Coração, a guitarra também vem com efeitos, e alguns loops são acrescentados nesta canção ao invés da bateria convencional, o vocal foi arranjado por Wendel Mattos, todo o Tom de Vida entoa esta canção, a mesma fala sobre a paz que devemos contar a todos. Algumas partes da letra da canção traz algumas frases que são utilizadas em canções pentecostais, muito boa a canção.

Quem curte um bom som de piano na intro e a canção é assim do início ao final, bem interpretação, que maravilha de interpretação por Michele Silva e as cordas foram bem colocadas em cada frase, Vou Seguindo é um dos pontos altos de qualidade deste trabalho, onde o Tom de Vida participa da canção por quase completo, acompanhando a solista. Fala de que só Cristo é a segurança e a vida eterna.

Amigo de Deus você vai passando as canções e vai se surpreendendo com o som que é acrescentado e a qualidade com que o trabalho foi montado, aqui ouvimos o som do órgão, o naipe de metais pra lá de especial, o baixo num belo arranjo de blues. O solo por Camilo Machado, a voz deste solista é classificada como baixo, isso mesmo, há quanto tempo você não ouve um.  Contigo desejo viver já num ritmo mais brasileiro, numa bossa nova a canção fala do desejo de viver em Cristo, que é fonte de vida, que é fonte de ajuda e conforto. DVD do grupo interpretando a Amigo de Deus.

Finalizando o CD com a canção Por Amor, o piano abre a canção e em seguida as cordas entram e vão dando complemento à melodia, solo de Kleiton Silva e a participação especial do Coral jovem do IASP.


tomdevida_coisasinvisiveisSelo: Novo Tempo
COMPRAR CD

Playlist: As canções do meu Senhor | Grande Amigo | A cruz | Coisas Invisíveis | Somente a Jesus | Na presença do Senhor | Paz no coração | Vou seguindo | Amigo de Deus | Contigo desejo viver | Por Amor

CD: Coisas Invisíveis - Tom de Vida
7.5NOTA