Login form protected by Login LockDown.


ANÁLISE: CD Empires – Hillsong UNITED


Warning: A non-numeric value encountered in /home/casagospel.com/www/wordpress/wp-content/themes/15zine/library/core.php on line 4197

Hillsong UNITED é uma das bandas cristãs mais criativas que conhecemos, e uma grande notícia é que chega o novo álbum em estúdio Empires, a capa do projeto já impacta e tudo sobre o grupo está estampado nas redes sociais e no site da igreja, criou um verdadeiro buzz nas últimas semanas, já que as expectativas para o lançamento do novo álbum, após o Zion em 2013, são bem grandes. A proposta musical vem na ideia do anterior. Sobre o nome do projeto, Houston diz: “Empires é a história de dois mundos. Queríamos criar canções que primeiro sejam procuradas para serem ouvidas, em seguida, falar das boas novas de Jesus e Sua graça para a dicotomia, tensão e esperançosa-colisão deste mundo em pedaços e frágil que vemos aqui e agora, e a realidade inabalável e misteriosa do Reino que não podemos ver. Nosso desejo tem sido a de simplesmente criar o projeto mais honesto que poderíamos”.

São mais de 100mil peças já vendidas antes do lançamento, então não pode passar em branco o poder que a marca Hillsong tem sobre o mundo. O lançamento deste álbum segue como o maior crescimento da banda com seu impacto global ao longo dos últimos anos. A banda emplacou o 1° lugar com o álbum anterior com a canção Oceans e foi certificada com vários prêmios pela crítica. A pressão cresceu desde o dia que começaram a trabalhar neste novo projeto.

O álbum abre com Here Now (Madness), com uma atmosfera sombria com muito synths, na linha new age/ eletro, ao longo da faixa o violão é inserido sem intenção de entrar pra dar peso, mas ele entra e muda completamente a dinâmica da música, o piano volta e o synths vem com tudo e a faixa só vai crescendo ao longo dos mais de sete minutos da faixa inicial, que foi algo que deixou com a pulga atrás da orelha, por conta da faixa de abertura tão longa e diferente do comum. Vocal suave e masculino, na letra vem algo mais ou menos assim: “aqui agora, o Espírito respira como o vento vem, leva o seu caminho, porque eu sei que você está neste lugar… Corrige os meus olhos sobre as coisas que eu não posso ver agora”. Como o título sugere, é tudo sobre a presença de Deus. Para sentir melodia e letra você pode fechar os olhos e deixar ser levado pela intensidade que a música traz.

A faixa Say the Word vem mais acelerada, nós brasileiros gostamos de canções mais pra frente. Criativa, com um solo feminino fica diferente e chama mais a atenção pela batida dançante, os riffs na guitarra são envolventes, a segunda voz acompanhando a faixa toda complementa, você consegue viajar nesta faixa, um ponto alto do álbum. A profundidade na letra da música, com uma base teológica consistente é fenomenal como eles cantam, “O verbo se fez carne, Você escreveu na Graça, promessa mantida e gravada através da cruz, Nas palavras de pedra Você derramou Seu sangue, pois quando você diz está feito, Está feito”.hillsongunited_fotocapa_empire

A faixa foi escolhida como primeiro single, Heart Like Heaven trás batidas electro peculiares e continuam chegando antes de parar abruptamente para entrar os vocais. Há uma intencionalidade por trás de cada elemento dessa música e isso é evidente em suas escolhas musical, vocal e na produção. Mais do que as faixas anteriores, a música torna-se um hino de adoração, e você pode imaginar o céu cantando o refrão de “Santo é o Seu nome”, os synths dá uma baita levantada na canção. Uma exposição por excelência do que Empires representa, este título parece encapsular os elementos espirituais e musicais de uma banda conhecida por seu amor a Cristo e ao próximo.

A faixa que leva o nome do álbum Empires foi feita para o momento de adoração coletiva, mas não é a sua música top para a igreja. Preenchida com uma condução de guitarra elétrica, cordas e vocais, o refrão é simples na letra e melodia, mas profunda na verdade. Há uma autenticidade a esta canção que vai fazer você se apaixonar por ela, e misturado com o alto nível do UNITED, o que torna um belo passo e corajoso na área de adoração congregacional que acontecerá em mais igrejas.

Já a Touch The Sky tem um vocal feminino e acredito mais nela como single pelo menos aqui no Brasil, por ser mais pra frente e aqui “Eu toco o céu, quando meus joelhos batem no chão”. Esta é a faixa provavelmente mais pop do álbum. E foi lançada também como single.

É um álbum que tem a mensagem como grande trunfo, mas suas melodias são quase tão importantes, eles seguem a linha de bandas como o Coldplay, que se preocupam no conjunto todo, mas dão uma ênfase maior à melodia aplicada, pra cativar e chamar a atenção de quem a ouve, não apenas uma melodia pra trazer a letra, mas criar algo relevante que chame a atenção do maior número de pessoas possíveis. Você ouve do início ao fim, mas não vê ainda este estilo aplicado no louvor das igrejas do Brasil, pra nós soa como um álbum para orar e adorar. Somos muito agitados e dinâmicos no período do louvor para este tipo de som pop alternativo.

O álbum será distribuído pela CanZion do Brasil, UNITED traz um álbum criativo e original, com um conteúdo incrível. A banda passou um bom tempo mergulhado na construção das letras, a forma como as palavras fluem na música é brilhante. As músicas de abertura são de alto nível e podem ser inclusas na playlist pessoal sua.


united_empiresSelo: CanZion do Brasil
COMPRAR CD

Playlist: Here Now (Madness) | Say The Word | Heart Like Heaven | Touch The Sky | Street Called Mercy | When I Lost My Heart To You (Hallelujah) | Even When It Hurts (Praise Song) | Prince Of Peace | Empires | Rule | Captain | Closer Than You Know

CD: Empires - Hillsong UNITED
8.5NOTA