Login form protected by Login LockDown.


ANÁLISE: CD Boas Notícias – Sérgio Marques e Marquinhos


Warning: A non-numeric value encountered in /home/casagospel.com/www/wordpress/wp-content/themes/15zine/library/core.php on line 4197

Uma mistura de pentecostal com sertanejo é o que você pode esperar desta dupla que esbanja simpatia, verdade e compromisso com Cristo. Com essa onda crescente da música sertaneja no meio gospel é capaz que mais nomes possam surgir no mercado fonográfico cristão e a MK Music antenada na demanda de mercado traz esta dupla para se juntar ao cast da gravadora.

A dupla está na estrada há mais de 20 anos em carreira independente e crescente. Amigos de infância Sérgio tinha apenas 6 anos, e, Marquinhos, 9, e já cantavam separadamente em várias igrejas em Minas Gerais. Até que um dia se apresentaram juntos em uma programação especial numa igreja em Contagem/MG (a cidade natal dos dois). A harmonia das vozes chamou atenção e de lá pra cá não pararam mais. Tanto que já lançaram quatro álbuns. “Boas notícias” é o quinto e é o que apresentaremos a vocês. E não podemos deixar de citar que são compositores de mão cheia.

A canção Boas Notícias é bem difundida já pra quem gosta de música sertaneja, Jonas Maciel da Central Gospel Music gravou primeiramente a canção, e claro como no sertanejo esse negócio de um grava outro não grava meio que não existe, a dupla pegou a canção que é composição da dupla deu uma cara mais pop e atual e colocou como tema do álbum de estreia pela MK Music e com captação de público pra dar clima ao vivo que é uma particularidade do sertanejo. A dupla até comentou como essa canção surgiu, a letra é bem cotidiano das pessoas e ela surgiu assim mesmo, a dupla dentro do carro saindo para viajar e ouvindo uma mensagem na rádio, eles estão sempre ligados nesse ambiente de composição, quem compõe sabe que precisa estar ligado e antenado ao redor e sempre atento às novidades e aberto as oportunidades que aparecem para compor um single, e esse é um grande single. Assistam ao clipe.

Teu caso tem jeito sim é bem sertaneja e é só ouvir os primeiros acordes e você já começa a dançar de felicidade e com o som do acordeon executado por Agostinho Hipólito, composta por Jeann e Junior fala da vida cotidiana também, do nosso dia a dia, o coro é pra enfatizar que o nosso caso tem jeito, por que Deus sempre tem uma benção para nós. Vai dormir em paz de Ronaldo André é a canção sertaneja do álbum que eu mais gosto, e das agitadas também, é um sertanejo mais contido com riffs de guitarra, tem um pouco só de violão pra dar a melodia, o público você ouve mais, a letra também é do cotidiano.

Como disse anteriormente o piano da faixa 4 já anuncia outra levada, aqui mais pentecostal, uma regravação também, No Controle de Deus composta por Nilton Cezar. Os solos são alternados e a dupla tem uma ligação vocal, também são mais de 20 anos cantando juntos. Em duplas só não sou muito a favor de backing vocal, perde um pouco aquele lance de destaque da dupla, no secular é muito difícil usarem back de apoio para cantar seus repertórios. A música é muito boa, muito sentimento e na letra algo bem direcionado, letra para o povo para a massa, é bom que a igreja pega com mais facilidade quando a letra fala do cotidiano das pessoas, é uma sacada muito boa da dupla.

Estevão e a Igreja de Vinicius Marquezani tem até um solo de sax de Hilquias Alves na intro e depois o piano e o violão se encarregam de levar a música até o coro, e a letra sobre Estevão, claro está no título da canção, muito bem composta e a interpretação da dupla ficou bem distribuída, só o sax não agradou muito deixou a canção retrô, o backing mesmo baixo em algumas partes incomoda porque perde o brilho da dupla. Esta canção contou com a participação especial de Willian Nascimento, colega de gravadora. A ponte da música com os pads de cordas executadas por Tadeu Chuff ficaram interessantes e deram um brilho a mais.

Para aqueles que gostam de um sertanejo mais arrastado com muitos pads, com violão de nylon Objetos da crucificação de Samuel Sama da dupla Daniel e Samuel, esta é a música certa pra você ouvir e ao longo da canção a cruz é colocada em destaque, o que aconteceu nela e tudo o mais. A dupla interpreta tão bem, ela nos remete a canções pentecostais gravadas nos anos 90 pela cantora Mara Lima, ela que tinha uma levada assim em suas músicas. Aqui agradará bem ao círculo de oração, as irmãs irão amar entoar “o próprio monte Calvário tinha sido cenário de outras mortes, eu sei, não poderia prever que iria ver a morte do Rei dos reis”. Lo-debar nunca mais segue a mesma linha de um som mais pentecostal de raiz que é um sertanejo mais antigo. Composição de Edilson e Edvaldo Mendes. Deus Atende de Christiane Ferr traz a continuidade das duas anteriores, no meio do álbum a dupla resolveu trazer um som mais de raiz. Temos três vertentes neste álbum um sertanejo pop mais chamado de sertanejo universitário, depois ouvimos uma pentecostal e cai neste sertanejo de raiz que antes era chamado de pentecostal que são aquelas canções com letras de impacto e reflexão.

A surpresa fica por conta da rock Eu canto glória de Christiane Ferr, Sérgio Marques e Marquinhos se aventuraram no estilo e se saíram muito bem na empreitada. E a igreja acompanhou a vibração do grupo. O timbre da guitarra vem bem rasgado, a estrofe é uma mistura do country com o rock, só no vocal e um pouco da batida, é uma canção pra agitar, bem interessante para shows que a dupla fizer. O solo de guitarra de Wendell Barroso no interlúdio da música é um chamariz a parte.

E para perto do fim do álbum vamos ouvir esta canção pentecostal com aquele coro forte e ponte chamativa Vitória na Cruz de Vinicius Marquezani, esta é a mais pentecostal do álbum, a dupla até deu um gás na interpretação, colocou mais voz plena, pra quem não sabe voz plena é aquela voz de peito, natural que sai bem forte, estas canções pentecostais os pads vem lá em cima, gostei bastante de uma canção pentecostal que fala sobre a vitória na cruz, uma canção cristocêntrica sem falar de benção de milagre de vitória.

E o álbum finaliza com a canção Eu tô chegando que saiu no CD especial para o dia das mães que a MK Music lança todo ano. Esta música foi composta pelos cantores no caminho de Belo Horizonte (onde moram) para o Rio de Janeiro no dia da assinatura de contrato com a MK Music.

Algo que não comentei foi da produção musical do álbum, que ficou por conta da própria dupla. Agora fica aquele pensamento que eu preciso ouvir o próximo álbum da dupla que está pra chegar pela MK Music, aí terei como comentar do álbum, eu investiria em um produtor que faça sertanejo pra dar um UP musical, a produção em si ficou muito boa, mas no próximo álbum acredito que um produtor de fora ajudaria a dar algumas alteradas no conceito da dupla que é interessante que se tenha, ainda mais agora que estão na MK Music e estão seguindo para o novo álbum.

E pra vocês curtirem um pouco os bastidores da gravação deste álbum, a dupla gravou o making of da gravação dos backing vocals, confira:


sergiomarquesemarquinhos1Selo: MK Music
COMPRAR CD

Playlist: Boas Notícias | Teu caso tem jeito | Vai dormir em paz | No controle de Deus | É agora | Estevão e a Igreja | Objetos da crucificação | Lo-debar nunca mais | Deus atende | Tristeza nunca mais | Eu canto glória | Vitória na cruz | Pra glória de Deus | Eu tô chegando

CD: Boas Notícias - Sérgio Marques e Marquinhos
7NOTA