Login form protected by Login LockDown.


ANÁLISE: CD #SomosUm – Ton Carfi


Warning: A non-numeric value encountered in /home/casagospel.com/www/wordpress/wp-content/themes/15zine/library/core.php on line 4197

#SomosUm é o sétimo CD do cantor, compositor, produtor e multi-instrumentista, que vem optando pelo R&B e eletrônico em sua carreira. Ton Carfi enfatiza em suas entrevista que este é o melhor álbum de sua carreira, e diz que cometeu alguns erros em sua carreira por conta da imaturidade musical, neste projeto apresenta uma maturidade que foi aprendida com os erros e também claro, os acertos foram todos reunidos neste álbum que sai pela Som Livre, estreia assim a parceria do cantor com a gravadora.

O álbum vem com eletrônico, dance e pop tudo junto e misturado dentro das faixas que foram selecionadas para este álbum produzido por André Calore, Cassio Play e Gino Martini. Os três sob a direção de Ton conduziram bem a produção musical. Musicalmente ainda há algumas coisas a melhorarem, como as camas das músicas poderiam vir com mais sons escuros que passam quase imperceptíveis. O projeto gráfico é tão simples que passa despercebido, por conta do estilo musical poderiam ter ousado um pouco mais, já que é algo bem específico.

A voz de Ton Carfi veio a calhar no estilo musical que definitivamente adotou no #SomosUm, quem acompanha a carreira do cantor sabe que ele passeou por muitos estilos e agora voltou ao eletrônico, e esperamos que ele se estabeleça no estilo pra criar uma relação com os que curtem muito o estilo musical, um cantor pop com vertentes eletrônicas. A proposta é ótima por conta de que ele sai na frente por não ter muitos representantes do gênero, temos apenas em destaque a cantora Hadassah Perez que hoje está na Universal Music, e temos alguns DJs que tem despontado que fazem algo parecido, porém cantor solo mesmo Ton Carfi encabeça.

Algumas faixas passam batido como a que abre o CD Festa dos Crentes, com uma letra bem rasa e a melodia procuraram trabalhar um pouco mais pra não fixarmos muito no que foi colocado na letra da música. Aquietai já traz uma letra que chama mais a atenção “Aquietai e sabei que Eu sou Deus, no controle estou”, a melodia colocada para esta faixa merece destaque, acertaram em cheio nesta composição do cantor. Somos Um é a faixa que leva o nome do projeto, uma balada não tão agitada já vem num lance mais calmo. Por ser a canção que carrega o nome do álbum não chama muito a atenção com sua letra e melodia. X Men quer ser legal, mas a melodia não empolga. E estas são as faixas agitadas que carregam este Ton Carfi que sempre quis ser.

A faixa três Porque Eu Te amei composta pelo próprio artista pra mim é o ponto alto do CD, a produção musical vem com algumas brechas que poderiam ser muito bem eliminadas com a escolha de pads melhores, um som de piano melhor. A música pede um instrumental mais elaborado na questão de timbres, e ficou a desejar. A faixa foi escolhida como single e ganhou clipe da gravadora, que você pode assistir abaixo. Aqui a interpretação com sentimento ganha destaque, o cantor quando quer emocionar ele vem com tudo e se entrega de verdade.

Esta é minha fé de Ton Carfi com Nayara Dutra vem toda no violão e ganha destaque, a interpretação do cantor chama a atenção. “Creio no que não se pode ver, está é minha fé, as montanhas podem se mover, esta é minha fé, ver o paralítico correr, esta é minha fé, nada é impossível ao que crer”. A faixa vem na linha intimista que o cantor trouxe em projetos anteriores. Feita só pra mim é a faixa romântica do álbum, mas a letra é bem fraca. Tá certo que o estilo musical não costuma vir com letras tão profundas, mas uma música romântica precisa emocionar né?

Vou falar de Deus tem efeitos, tem uma letra que chama a atenção, gastou um pouco mais de tempo aqui e a faixa tem um mix de pop/ eletropop e um rock de leve, composição de Ton Carfi, é a faixa mais pesada do álbum com a guitarra distorcida. O coro é bem marcante, o cantor vem abrindo as vozes no coro pra dar um peso a mais na canção.

É um álbum de transição que o cantor apresenta, a ideia aqui foi bem executada existe algumas falhas no projeto, mas no geral é um álbum que você consegue ouvir do começo ao fim. A voz do cantor chama muito a atenção porque é muito boa e o projeto lançado pela Som Livre vem em uma vibe que não ouvimos muito no gospel nacional.


toncarfi_somosumSelo: Som Livre
COMPRAR CD

Playlist: Festa dos crentes | Aquietai | Porque Eu Te amei | Somos um | Esta é minha fé | X Men | Feita só pra mim | Vou falar de Deus | Comprado com sangue | Alcançar o céu

CD: #SomosUm - Ton Carfi
6NOTA