Login form protected by Login LockDown.


Assim como existem os CDs que nos surpreenderam, existe também os que não superaram as nossas expectativas. Como comentamos na matéria 10 melhores de 2014 não foi um grande ano para a música cristã nacional, e não facilitou pra nós na hora de eleger os 10 projetos “não felizes”. Boa parte dos CDs lançados não vieram com um repertório que chamasse a atenção, que no final das contas é o que mais pega na hora da seleção.

A lista não está numerada porque não cabe a nós definir uma ordem de 1 a 10, você pode enumerar de acordo com o seu gosto musical, ou pode não concordar conosco. Todos os artistas que estão nesta lista não são novos no mercado, já possuem uma carreira sólida, alguns artistas que estavam lançando seu primeiro CD, resolvemos não incluí-los por conta de ser o primeiro CD e está se encontrando, aquele mix de emoções e idéias, acaba deixando passar muita coisa que só verão a partir do segundo projeto.

Os critérios que utilizamos são os mesmos para os melhores de 2014 como capa + encarte, material inédito (ou boa parte dele), repertório, produção musical e vocal e chegamos na lista abaixo:


Mara Lima – Eu creio em milagres

maralima_eucreioemmilagres

Respeitamos demais a cantora Mara Lima, mas precisamos comentar sobre seu quadragésimo CD com 12 faixas inéditas lançado pela Sony Music. Marca o retorno da cantora após um longo período sem gravar por conta das eleições e de sua debilidade com a voz. O repertório não é ruim vem com excelentes canções só que não se encaixam com a cantora e juntou com sua voz que está em fase de recuperação, Mara Lima poderia ter esperado um pouco mais pra voltar a gravar novamente. Entendemos que a cantora queria trazer algo novo para seu público, seu esforço é perceptível, mas para este momento as músicas não se encaixam, percebe-se que foi trabalhoso dirigir a cantora no estúdio. Outra coisa que chamou a atenção foi o backing vocal, não está soando homogêneo, e eles poderiam ter aparecido mais pra não deixar muito em evidência a debilidade da cantora.


Amanda Ferrari – O Teu Deus é o meu Deus

amandaferrari_omeudeuseoteudeus

A proposta é mais que louvável, um CD temático especial para mulheres. Não temos lembrança de um CD nacional com a mesma proposta. Só que tudo cai em cima do repertório. O projeto poderia vingar mais se ele fosse divulgado de maneira mais expressiva assim como a cantora Eyshila tem feito com suas músicas para o público feminino, onde incluiu duas faixas. O trabalho de Amanda acreditamos que trará resultados a médio/ longo prazo pelo fato de a demanda por músicas para o círculo de oração só tende a aumentar. A produção musical não acompanhou a proposta do projeto, os álbuns anteriores de carreira da cantora vieram com arranjos que fixam mais, a produção musical não casou com a cantora.


 Bruna Karla – Como Águia

brunakarla_comoaguia

Tirando a capa e o encarte que a MK Music elaborou e acertou a mão, nos demais critérios Bruna Karla não superou as expectativas. O que dizer do repertório? Nem a faixa título pode ser considerada um single de apresentação, o repertório é inferior ao CD Aceito o Teu Chamado que apontou uma queda referente ao seu grande projeto Advogado fiel repleto de singles e hits. Os arranjos são desconcertantes e sem conceito, você não consegue captar a proposta musical do projeto, bons músicos executando. Estamos falando de uma cantora que conseguiu vender mais de 300 mil cópias em apenas com um de seus projetos, não justifica entregar a produção musical de seu CD para alguém que está dando os primeiros passos. A interpretação foi um dos pontos que mais levamos em questão, algumas pessoas ouviram e opinaram, em alguns trechos não se entende o que canta. Como Águia marca uma fase de incertezas e desencontros musicais. Vamos aguardar o próximo.


Dany Grace – Filhos do Amor

danygrace_filhosdoamor

Este é o terceiro projeto solo de Dany Grace, a produção musical do projeto vem assinada por Ed Oliver que trabalhou nos CDs anteriores, e a linha é a mesma apresentada com o acréscimo de synths e eletrônico, apresentando 13 faixas ecléticas. Tem reggae, pop contemporâneo, eletropop e congregacional. Quanto as participações especiais (Baruk e Rodrigo Soeiro) presentes em CDs cada cantor é livre pra escolher quem quiser, só que neste caso os dois tem a mesma linha, e quando você ouve alguns trechos parece que é o outro quem canta. Foram quatro anos de espera por um novo projeto, esperávamos mais, um repertório maduro e direcionado. Dany Grace é dona de uma das melhores vozes do mercado fonográfico cristão nacional, só precisa encontrar um estilo musical, criar identidade e vir com um repertório coeso.


 Aline Barros & Cia – Tim Tim Por Tim Tim

alinebarros_timtimportimtim

Aline Barros é uma das poucas que possuem uma carreira sólida, e que trabalha também para o público infantil. O grande X da questão não é nem vendas, porque ela vende demais, mas o que pega mesmo são as letras de música que são um emaranhado de palavras que se perdem em criar um conceito. Só para efeito de comparação, Turma do Printy Crianças Diante do Trono, que optam por letras com conteúdo mais cristão. Quanto à produção musical? OK, foi bem com Ruben di Souza, a arte do projeto para crianças? Dona Yvelise mandou no ponto certo no figurino.


Danielle Cristina – É Só Adorar

daniellecristina_esoadorar

Danielle Cristina a cada CD lançado torna nosso trabalho difícil. O álbum com o hit Fidelidade foi pura sorte? Um único single colocou a cantora entre os maiores nomes da música pentecostal e que ainda dá muitos frutos para a cantora. O novo CD É Só Adorar veio acompanhado de grandes expectativas, que para nós nenhuma delas foi atendida ou superada. O repertório não tem um single chave. Produção musical de Paulo César Baruk não ajudou a melhorar as canções, o que se destaca são os arranjos de backing vocal e nada mais, vemos que as canções não caíram no gosto popular pelo número de visualizações das músicas do CD.


Bruna Olly – Minhas canções

brunaolly_minhascancoes

O projeto Minhas Canções da Graça Music não é um dos mais empolgantes, automaticamente ficamos com o pé atrás, exceto após o lançamento do álbum de André Valadão, foi muito bem musicado, nenhum outro conseguiu a atenção e este de Bruna Olly não empolga. A proposta é louvável porque RR Soares traz suas letras com conteúdo evangelístico pensando em almas. Por isso o trabalho de adaptá-las e transformá-las em músicas de fácil assimilação, conceitual e de acordo com a proposta do artista que interpretará é de grande trabalho e fica boa parte a cargo do artista com o produtor musical. O álbum anterior de Bruna é tão conceitual e marcou um amadurecimento que quando anunciaram este projeto da cantora o sentimento foi um só “puxa, sério?”. O CD não foi disponibilizado nas plataformas digitais.


PG – Nova Vida

pg_novavida

Após o primeiro projeto Adoração pela MK Music, os álbuns que se seguiram não são tão fortes e conceituais, embora o cantor sempre representa o rock and roll, soa muito mais do mesmo, com uma pitada de involução. As letras são excelentes, porém melodias não dão o necessário pra serem hits que possam entrar em nossa cabeça e serem sempre lembrados. São 20 anos de estrada, 10 de carreira solo. No release oficial elogios como: “álbum maduro, clean, limpo, buscou se aproximar das execuções ao vivo, rock pesado” nada disso encontramos ouvindo o CD, se com Leandro Aguiari não empolgava, o cantor optar por produzir ele mesmo só mostrou que é necessário rever conceitos, ouvir mais referências musicais e por fim entender a realidade do rock.


Arielly Bonati – A Porta

arielybonatti_aporta

O ano de 2014 começou com este projeto de Ariely Bonatti, não conseguimos entender a proposta do CD, olhando para a capa do CD você se imagina ouvindo um CD sertanejo, e como ela canta pentecostal você imagina que ouvirá um mix dos dois estilos, mas te digo: Não é isso que ouvirás. O repertório é fraco, não tem como entender uma cantora que partiu para seu 3° CD pela MK Music e ainda não se encontrou musicalmente. Será que estão dando corda demais pra cantora, ou ainda não conseguiram encontrar um estilo que seja interessante para ela levantar a bandeira?


Elyssa Gomes – Dimensão da Adoração

elyssagomes_dimensaodaadoracao

O que Elyssa Gomes quer provar neste CD? Uma artista que tem tudo para ser destaque no mercado: uma linda voz, conhece muito do mercado fonográfico internacional e vem com um CD tão tão… não dá pra entender, essa é a realidade. A começar que música pentecostal ou pop pentecostal não é a praia da cantora. A Capa + Encarte não condiz com o que vai ouvir, seu álbum de estreia Clareia pela MK Music, apontava algumas direções que a cantora precisava concertar pra não errar no 2°, mas optou pelos mesmos erros fez a mesma coisa e o CD não empolgou, nenhuma faixa é uma boa pedida pra se ouvir.


Caro leitor, entenderam a lista dos 10 não felizes CDs de 2014? Todos podem formatar a sua lista, assim como gostar ou não de cada um que apresentamos. Buscamos trazer CDs de vários estilos musicais, apontamos CDs pentecostais, pop/ rock e congregacional como os mais ouvidos pelo mercado nacional.

É aquilo, nem só de bons CDs que o mercado fonográfico cristão vive, temos CDs que são aguardados com muitas expectativas, mas não atendem a elas.

O que acharam da nossa lista dos 10 “não felizes” CDs de 2014? Algum CD que você achou uma injustiça aparecer por aqui? Aguardamos seu comentário.

  • Rithiele Lima

    Acho o cd da Danielle Cristina top, ela realmente nunca emociona com TODAS as canções, mas o cd é como dos outros cantores: Tem algumas músicas que pega, outras não. De qualquer forma acho que não deveria estar nessa lista.

  • Ricardo Souza

    Não acho q o cd da Dany Grace e Arielly Bonatti deveria estar nessa lista, a Dany Grace cd lindo é bem intimista a Musica (Em Nenhum Momento ) é linda e profunda q fala que Em nenhum Momento Deus no esquece, Agora o cd da Arielly não é o top da carreira ainda mas ela esta melhorando muito.

  • Fernando Lúcio

    Não concordei com s comentários a respeito respeito do CD da Danielle Cristina, achei tão bom quanto o da Jozyanne, e recomendo!

  • Mayllson

    De cara reprovei as indicações da Danielle Cristina e da Ariely Bonatti, mas é verdade! No caso da Danielle, a canção título me agradou muuuuuito! É diferente, é linda! A produção foi show! Já a Ariely… a Yvelise que dividiu o disco Sertanejo/Pentecostal e entregou a menina nas mãos do Emerson Pinheiro e do Rogério Vieira. Quer um CD que mescle sertanejo e pentecostal procure o Melk Carvalhêdo! Só pelo fato da música “Pra Ser Eterno”, do Amo Você, causar certa repercussão não significa que ela podia fazer isso com o CD (pior que não só pode, como fez) -_- e a Bruna Karla barrelou mesmo! Não adiantava um repertório perfeito, aquela produção mata qualquer repertório bem construido. #MinhaOpinião

    • Ana Carolina Silva

      A pessoa não sabe nem que produziu o CD, não teve nem argumentos corretos pra defender a obra. Quem produziu o CD foi o Melk Carvalhedo (nas faixas sertanejas, ou menos ruins) e o Emerson Pinheiro (nas pentecostais, nas ruins). No entanto, o CD é péssimo intragável define, a cada ano a cantora cai nos repertórios.

  • Eric

    O público esperava bem mais da Bruna Karla,mas infelizmente ela não conseguiu repetir a dose do Advogado Fiel.A canção título Como águia,pode até ser poética e tudo mais,mas não convence como single.Quanto ao PG,seu cd comemorativo também não atendeu às expectativas,uma pena,pois ele tem uma grande representatividade com o público cristão jovem.Excelente matéria do Casa Gospel!!!

  • Wanderson Lima

    rs E só pra lembrar… A Danielle Cristina oficial ficou conhecida no Brasil ñ pelo single “Fidelidade” e sim por “DEUS TU ÉS SANTO” ok! bjão nego

  • Wanderson Lima

    Realmente sua crítica para o cd da Bruna Karla foi inteiramente infeliz!!!! Pois esse cd é perfeito em tudo… Depois do cd “Advogado Fiel” ñ vejo outro que seja do alto nível em todos os aspectos como esse! E olha que eu sou colecionador dos cd´s dela viu… Amo todos!!! Porém o cd ” COMO ÁGUIA” veio pra ficar e marcar a vida dos verdadeiros adoradores… Só uma Obs.: Como esse cd ñ atende as expectativas Alex Eduardo, e a 1º tiragem de 60 mil cd´s acaba em menos de um mês? Se 60.000 cópias em menos de um mês ñ é um cd FELIZ kkkk Então todos os outros cantores e bandas se aposentem por favor!!!! Mas parabéns pelo seu trabalho meu amigo…. Admiro seu impenho e coragem! TAMU JUNTO