Login form protected by Login LockDown.


Não foi um bom ano para a música cristã nacional, o que facilitou a escolha, já que boa parte do que foi consumido neste ano veio de 2013.

Em Setembro/ 2014 aconteceu a atualização de toda a base do CasaGospel e passamos a utilizar o Spotify como nova ferramenta para ouvir músicas, juntando-se ao YouTube e Soundcloud. Alguns dos projetos citados conhecemos através destas plataformas, já que não foi enviado o CD físico para a nossa redação.

Pra não gerar comentários desnecessários decidimos não enumerar os álbuns, apenas apresentamos os 10 CDs que consideramos os melhores de 2014. Foram selecionados CDs de alguns estilos musicais chaves, os mais presentes na música nacional como Pentecostal, Congregacional, Pop/ Rock.

Alguns critérios foram seguidos como capa + encarte, material inédito (ou boa parte dele), repertório, produção musical e vocal e chegamos na lista abaixo:


Gabriela Rocha – Pra onde iremos?

gabrielarocha_praondeiremos

O CD foi lançado no último trimestre, os fãs criaram muitas expectativas em torno do projeto, diferente de nós por conta do insosso CD de estreia. Quando a Sony Music e a cantora anunciaram que Daniela e Jorginho Araújo produziriam o CD de primeira veio a sugestão: ihh será um CD a “lá Daniela Araújo”, graças ao CD de Jotta A, só que para nossa grata surpresa é um dos melhores lançamentos do pop contemporâneo nos últimos anos. Tudo começa pela capa conceitual e escolhida com a ajuda do público, o repertório dá de 10 x 0 no anterior. Inéditas e versões na medida certa, o CD tem a sua crescente não é tão parado como o anterior, e a voz de Gabriela Rocha é indiscutível.


DigitalBomb – 7 Bilhões de Guerras

digitalbomb_7bilhoes

É uma banda nova, porém não surgiu do nada, há uma história por trás. Biorki iniciou o projeto com a DigitalBomb após paralisar os trabalhos com o Shekinah Rap, e na nova banda convidou os músicos: guitarrista Mozart Moreno, baterista Anderson Tassani e o baixista Nen Nunes. A banda vem com uma proposta rapcore, pra você ter uma ideia do estilo musical lembre-se de P.O.D.. O CD foi visto na plataforma Spotify e ganhou a redação desde a apresentação da capa, os arranjos, as letras de música, o repertório como um todo e coeso, até aqueles que não são tão íntimas do estilo musical podem muito bem curtir.


Adoração e Intimidade – Ele Nos Amou

aei_elenosamou

A banda paulistana mistura rock, pop, eletrônico resultando um belo CD congregacional e ao vivo com 12 faixas, 7 inéditas + 5 versões, cada uma selecionada com muito critério pelos membros da banda, abrindo aspas “as versões são músicas que foram muito executadas ao redor do mundo no ano de 2013 e 2014, duas delas Revelation Song e Great I Am. Foi um ano muito complicado para os ministérios de música das igrejas que consumiram muitas músicas de 2013 por conta dos projetos lançados em 2014. O álbum tem produção musical assinada por Ruben Morais, vem trazendo boas referências e agregando valor para a música dita congregacional, só olharmos para o trabalho realizado com o Ministério Além do Véu.


Paulo César Baruk – Graça

paulocesarbaruk_graca

Em todas as listas dos melhores do ano o cantor está presente com seu álbum pop Graça. Musicalmente o CD apresenta elementos brasileiros, influências norte-americana e o costumeiro de seus projetos anteriores. São 19 faixas que abordam a temática do tema do CD. Seu 12° CD solo que só reforça a força de vontade e pensamento de um artista que quer oferecer o seu melhor e se empenha ano após ano para entregar um CD melhor que o outro, e conseguiu mais uma vez. Por preencher todos os critérios dos melhores do ano, fica a dica.


Pamela – Tempo de Sorrir

pamela_tempodesorrir

Pamela esteve em um período negro quando lançou os CDs Ritmo e Poesia, MK Music e Recuperando o Tempo, Mess Entretenimento. Mas Tempo de Sorrir vem com um repertório coerente, conceitual e no estilo que a consagrou, o pop teen. Marca também sua estreia na gravadora global Som Livre e também o retorno em trabalhar com Claudia Fonte, diretora artística que a lançou no mainstream. A produção musical é de Márcio Carvalho, marido da cantora, há alguns ajustes na sonoridade, se você colocar ele lado a lado com o da Gabriela Rocha perceberá que há lacunas a serem preenchidas musicalmente, mas levaram muito bem a proposta. Pamela merece o destaque como um dos melhores do ano por ser uma das poucas representantes da música Teen nacional e representou muito bem com este CD.


Elaine Martins – Santificação

elainemartins_santificacao

Ela foge de toda a estética que o mercado fonográfico “exige”, assina contrato de distribuição com a MK Music, e se torna destaque do ano com o álbum/ hit Santificação, composto pela dupla Gislaine e Mylena, single que a coloca na boca de todos os grupos de jovens do país. Grande feito, não? O álbum foi pronto para a gravadora que deu apenas uma repaginada na capa do CD. A MK pode ter colaborado para o sucesso do CD, mas o ponto é que a cantora foi muito feliz na escolha do repertório e na escolha do produtor musical, Rony Barboza, quanto a sua interpretação, é de arrepiar.


Novo Tom – Justificado

novotom_justificado

Um álbum classudo que chega pra selar o último bimestre de 2014, chegando ao nosso conhecimento por meio das plataformas iTunes e Spotify. O álbum do grupo vocal adventista vem independente, com um repertório absurdo de bom e com produção musical impecável. Você vê a capa, o encarte, os arranjos, as letras, os solos, as aberturas de vozes é uma obra prima. O grupo é mais conhecido no circuito adventista, músicas como Ele é e Justificado fazem deste um CD refinado e cheio de surpresas melódicas, um CD pra sentar ouvir e curtir.


Sérgio Marques e Marquinhos – Abençoado

sergiomarquesemarquinhos_abencoado

O álbum sairia em 2013 como anunciado pela dupla e a própria gravadora, mas a agenda do produtor musical Melk Carvalhedo com outros CDs não foi possível e ficou para 2014 mesmo o lançamento deste CD pentecostal incrível. Abençoado é o segundo CD da dupla pela MK Music com 10 faixas incríveis, uma melhor que a outra. Olaria de Deus foi o primeiro single lançado pela dupla e quando você ouve pela primeira vez já sai cantarolando e não para mais, sem contar que a música vai te envolvendo do início ao fim. A dupla ainda não alcançou o mercado mainstream, mas o CD se encarregará de percorrer caminhos por onde a dupla não pode ir, mas quem sabe um dia poderá? A capa + encarte vamos deixar pra lá, se ligue no conteúdo, porque a MK vocês sabem né…


Daniela Araújo – Criador do Mundo

danielaaraujo_criadordomundo

Outra que figura em todas as listas dos melhores projetos de 2014 é ela, Daniela Araújo, uma das poucas artistas cristãs que conseguiu um grande feito, cair no gosto do público no álbum de estreia. Ela era conhecida por seus trabalhos como backing vocal, compositora e algumas participações especiais em CDs de outros artistas. E seu lado produtora musical veio após produzir seu próprio álbum, o primeiro da carreira que foi distribuído pela Sony Music. Criador do Mundo vem ganhando cada vez mais o respeito do público e crítica por todo seu lance conceitual e de grande virtuosidade. Um projeto indie pop com muita criatividade, canções pensadas para serem radiofônicas e comerciais. Capa, fotos, repertório, produção musical e vocal, o conjunto funciona perfeitamente.


Jozyanne – Esperança

jozyanne_esperanca

Finalizamos a lista com um dos CDs mais requintados da música pentecostal EsperançaJozyanne conseguiu alinhar uma produção musical primorosa com bom gosto em escolher repertório. Duas junções que resultam em um excelente álbum gravado ao vivo, o 2° CD pela Central Gospel Music. A gravadora pecou apenas na escolha do single, Se eu não conseguir falar que não é a mais explosiva do CD. Olhando o projeto todo a escolha nossa seria Até Te Encontrar, composição de Tony Ricardo. Com single certo ou errado o álbum continua sendo um dos melhores do ano, a cantora merece destaque por sempre entregar um álbum coeso, conceitual e não cansar quem ouve o projeto, já que CDs pentecostais pra quem não é tão acostumado com o estilo cansa fácil de ouvir.


O que achou da lista dos melhores de 2014? Queremos saber, deixe seu comentário.

  • Saulo

    serio mesmo q colocaram esse cd ridiculo da pamela ai??? caramba…..e o da Danielle Cristina??? as musicas do cd bombaram aki na minha região e o repertorio ta incrivel….misericordia…..só Deus

  • Eric

    Muito bom o cd do Adoração e Intimidade,eu particularmente não procuro muitos cds de ministérios de louvor pra ouvir,pois a maioria são o uma cópia do Hillsong,mas esse cd realmente me impressionou.Letra,arranjo,ministração na medida….a versão de In Jesus Name também ficou muito bom!

  • Ezequiel

    Selecionei os 10 álbuns pra ouvir e realmente, músicas lindas que saem deles! Parabéns pelo post!

    • Poxa que bom Ezequiel, esta foi a nossa intenção. Pra que vocês pudessem conhecer os projetos de 2014 que consideramos serem os melhores.

  • Mizael Brum

    Concordo, porém, na minha opinião o CD da Elaine não está 100%… falou o CD É Só Adorar ai rsrsrsrs.