Login form protected by Login LockDown.


ibnovajerusalemNo final de 2012, o Ministério Nova Jerusalém lançou “Diante do Rei”, o terceiro trabalho pela GMusic. Gravado, ao vivo, durante o Culto do Renovo, na Igreja Batista Nova Jerusalém, no Rio de Janeiro, sendo algumas de composição do próprio grupo.

“Foi um CD produzido com muito carinho, debaixo de muita oração e consagração. Depois de dois anos, já estávamos com aquela ‘ansiedade’ pra lançar um projeto novo e, agora, que ele ‘nasceu’, a alegria é indescritível. Trabalhamos nesse álbum por quase dois meses e, no dia da gravação, ver a Igreja, diante do Rei, ministrando os louvores, foi muito especial. Sou suspeito pra falar, mas o CD tá lindo“, disse o líder do Ministério, pastor Samuel Silva. E comemorando 13 anos de ministério, o Pastor Samuel Silva nos concede uma entrevista que rendeu boas lembranças e novidades que não conhecíamos.

CASAGOSPEL: Como iniciou o ministério de música Nova Jerusalém?

IGREJA BATISTA NOVA JERUSALÉM: Começou como um ministério local, com a responsabilidade de levar a igreja à adoração. A partir da gravação do primeiro CD, uma obra missionária se iniciou e, hoje, temos o respaldo e a liberação da igreja para ministrarmos pelo mundo afora.

CASAGOSPEL: O álbum de estreia foi o aclamado “Bom é Louvar a Deus” distribuído sob o selo “Louvor das Igrejas” pela MK Music. Como foi sair apenas de um ministério de música local e ganhar todas as igrejas do Brasil?

IGREJA BATISTA NOVA JERUSALÉM: No início tudo era muito novo. Achávamos ‘estranho’ ver pessoas cantando aquelas músicas que Deus havia nos dado em nosso tempo de intimidade fora da nossa igreja local. Mas também foi um tempo em que amadurecermos e procuramos fazer tudo com muito mais responsabilidade e temor, pois passamos a ser referência para as pessoas.

CASAGOSPEL: Do selo de distribuição até chegar a artista do casting foi pouco tempo e estavam perto de lançar o “Tua Unção” que mais uma vez marcou a música cristã nacional onde de 10 igrejas 10 igrejas cantavam a canção tema do projeto. Como surgiu a composição Tua Unção que ainda hoje é executada nas igrejas e consagrou de vez a Igreja no cenário fonográfico?

IGREJA BATISTA NOVA JERUSALÉM: “Tua unção” nasceu em um momento de oração e adoração em nosso estúdio, momento antes de iniciarmos um ensaio. Só estávamos eu (pr. Samuel Silva) e o tecladista da banda na época (Gernis Lemos). Quando percebemos já tínhamos feito a música. É uma canção que, como você disse, marcou uma geração e, até hoje quando ministramos, não podemos deixar de cantá-la. É uma canção especial para nós, pois recebemos muitos testemunhos por conta desse louvor.

CASAGOSPEL: Grammy Latino, como foi receber a notícia de ser indicado e o que a indicação proporcionou?

IGREJA BATISTA NOVA JERUSALÉM: Mais uma surpresa. Fomos o primeiro ministério de louvor a ser indicado. Abrimos a categoria. Era muita informação ao mesmo tempo. Nos ensinou que quando Deus nos honra Ele obriga os homens a nos honrarem também.

CASAGOSPEL: Após os álbuns “Discípulos Teus” e “Em nome do Senhor”, lançados pela MK Music, decidiram romper o contrato com a MK Music. Qual o motivo desta decisão, e como foi este momento independente?

IGREJA BATISTA NOVA JERUSALÉM: Não “rompemos” com a gravadora. Só não renovamos o contrato (risos). Saímos da MK porque Deus mandou, agora por que Deus havia mandado, não fazíamos a menor ideia!!! Nunca tivemos problema algum de relacionamento com a direção nem com nenhum funcionário. Foi uma mensagem de Deus e obedecemos.

Ser independente é muito difícil, mas gera em nós um tempo de busca maior. Aos poucos fomos entendendo que Deus queria exatamente isso, mais busca. Foi uma época linda de tratamento. Deus nos deu livros, mensagens, oportunidades ministeriais em outra áreas, Ele nos levou para ministrar em Israel, EUA… Enfim… Ao obedecer a Deus, Ele mostra o caminho. Faríamos tudo de novo.

CASAGOSPEL: Em 2010 surgiu o convite para a distribuição do CD “O Tempo de Deus” pela Graça Music, quanto tempo durou o namoro e como foi o convite?

IGREJA BATISTA NOVA JERUSALÉM: Estávamos sem gravar um CD de inéditas há três anos. Havia até uma vontade nossa, mas não tínhamos o repertório. Foi quando o Senhor começou a nos dar novas canções. Um dia, em um ensaio em nosso estúdio Deus nos visitou de maneira tremenda e sem pretensão alguma escrevi em uma rede social sobre isso (a produção de um novo CD).

A notícia chegou a pessoas ligadas a gravadora, que já havia recebido os nossos outros CDs. Tivemos uma conversa com a Ana Paula Porto, gerente executiva da Graça Music, e ficamos aguardando a confirmação do Missionário RR. Soares, aí o que era namoro virou casamento (risos).

CASAGOSPEL: Como foi a seleção de repertório para o álbum “O Tempo de Deus”, primeiro de inéditas lançado pela Graça Music?

IGREJA BATISTA NOVA JERUSALÉM: Deus faz umas coisas que a gente só entende muitas vezes depois. Não tínhamos música alguma e, de repente, as canções foram vindo. Ministrávamos na igreja essas canções, nem sabíamos que gravaríamos um CD, mas Deus já sabia. Uma música foi completando a outra e, assim, o repertório foi definido.

CASAGOSPEL: A produção musical ficou por conta de quem e o que este trabalho difere dos anteriores?

IGREJA BATISTA NOVA JERUSALÉM: A produção é minha (Samuel Silva), os arranjos fiz juntamente com os músicos do ministério. Tem sido assim desde o CD “Em Nome do Senhor”. Em se tratando do disco creio que esse CD tenha sido o que mais retratou o momento em que estávamos vivendo, de dependência de Deus, de canções que falassem da espera no Senhor. Sem dúvida, vivíamos o Tempo de Deus!

CASAGOSPEL: Ainda falando em produção musical os primeiros projetos vocês chamaram produtores já consagrados e depois seguiu com a produção do Pr. Samuel. A que se deu a mudança?

IGREJA BATISTA NOVA JERUSALÉM: Só a praticidade de se ter tudo “em casa”. Eu sempre compus e escolhi o repertório alinhando o que era melhor para o ministério. Sendo assim essa “mudança” foi bem tranqüila.

CASAGOSPEL: Vemos que muitas igrejas estão lançando CDs, semanalmente conhecemos um ministério novo. Qual experiência vocês podem compartilhar mediante aos 13 anos de vocês?

IGREJA BATISTA NOVA JERUSALÉM: CD por CD não leva ministério a lugar algum. O importante é ter uma revelação, uma direção de Deus. Eu creio que existe um lugar reservado no reino espiritual para cada um de nós. Se encontrarmos esse lugar o CD inevitavelmente acaba acontecendo e traz a mensagem que o Senhor quer que o povo ouça.

CASAGOSPEL: Após o lançamento do álbum “Tempo de Deus” dois anos depois veio o CD “Diante do Rei” o que pode comentar do projeto?

IGREJA BATISTA NOVA JERUSALÉM: Foi lançado em novembro de 2012 o CD “Diante do Rei”. O disco possui 13 canções, compostas por mim (Samuel Silva) em parceria com amigos como Rodrigo Claro, Marquinhos Menezes, Emerson Pinheiro, minha esposa Denise Gonçalves entre outros. Foi gravado ao vivo em nossa igreja no mês de Outubro de 2010. E apesar de ser suspeito posso afirmar: está lindo!

CASAGOSPEL: O que vocês têm a dizer sobre deste “boom” da música cristã no Brasil?

IGREJA BATISTA NOVA JERUSALÉM: A música é o maior veiculo da emoção e os músicos cristãos estão crescendo em qualidade não apenas em quantidade. Tendo unção e respaldo na palavra de Deus, sem dúvida nenhuma, esse boom só tende a aumentar.

CASAGOSPEL: A entrada do iTunes marca um novo tempo no mercado fonográfico. O que vocês tem a dizer sobre este novo formato que vem chegando com força no mercado brasileiro?

IGREJA BATISTA NOVA JERUSALÉM: Muitos apregoam o fim do CD, assim como diziam que, com os DVDs, ninguém mais iria ao cinema. Tudo tem uma fase e um momento. A venda digital é uma nova forma de se vender música e, obviamente, temos que acompanhar a modernidade. A Graça Music é uma empresa super antenada, se for bom para o público, estaremos incluídos neste novo formato também.

CASAGOSPEL: Pr. Samuel e Pra. Denise como administrar a carreira artística (viagens/ eventos) com a carreira ministerial (igreja local) e a família (filhos do casal)?

IGREJA BATISTA NOVA JERUSALÉM: Hoje, depois de 13 anos de ministério e de casamento, temos condição de fazer as coisas com mais calma e equilíbrio. No início do nosso casamento, quando ainda não tínhamos as crianças, a agenda era bem corrida. Depois da chegada dos filhos, foi natural um ajuste nas viagens. Hoje, ministro dois cultos em nossa igreja: às quartas (Culto do Renovo, às 19h30) e aos domingos (19h30). Raramente nos ausentamos nessas datas, mas, quando acontece, há um grupo de apoio para nos substituir tanto no louvor quanto na mensagem. É possível conciliar todas as ‘agendas’, é só ter um pouco de disciplina.

CASAGOSPEL: Quando vocês sentem a necessidade de que é a hora de gravar um novo álbum?

IGREJA BATISTA NOVA JERUSALÉM: O público sempre nos ajuda, eles começam a cobrar, são o nosso ‘termômetro’. E, invariavelmente, essa cobrança coincide com um ‘vazio’ que começamos a sentir dentro de nós. Percebemos, então, que está na hora de gravar mais um projeto e começamos aquele ciclo de pedir ao Senhor novas canções.

CASAGOSPEL: São 13 anos de ministério comemorando em 2013 com diversos trabalhos lançados seja em CD ou DVD. Façam um balanço da carreira de vocês e quais são os sonhos que o ministério ainda tem?

IGREJA BATISTA NOVA JERUSALÉM: Pode parecer clichê, mas Deus fez muito mais do que imaginaríamos, somos muito gratos a Ele. Tudo o que recebemos até hoje veio dEle e só temos a agradecer por tudo. Quanto ao futuro, quem cuida melhor dele do que Deus? Temos o sonho de gravar um DVD. Mas está tudo nas mãos do Senhor. O que sabemos é que, agora, o momento é de colocar tudo DIANTE DO REI (risos)!

CASAGOSPEL: O mundo atualmente anda bem conectado. O que vocês tem a dizer sobre as mídias sociais, o que elas contribuem ao ministério? E em quais redes sociais vocês estão inseridos?

IGREJA BATISTA NOVA JERUSALÉM: Usadas com sabedoria e equilíbrio, as redes sociais são uma excelente ferramenta de divulgação, pois amplificam a nossa voz e nos aproximam das pessoas. Atualmente, estamos no Twitter @M_NovaJerusalem e no Facebook. Eu e Denise também temos contas pessoais nas redes @Pr_SamuelSilva e @Pra_Denise.

CASAGOSPEL: Quando o Nova Jerusalém vai ministrar em uma igreja/ evento, a presença se dá com banda ou playback? E quais são os contatos para fechar evento?

IGREJA BATISTA NOVA JERUSALÉM: Hoje, só ministramos com a banda. Nossos contatos são (21) 7818-7444 | (21) 2228-7593. Se preferir, visite o nosso site www.ministerionovajerusalem.com.br.

CASAGOSPEL: Nestes 13 anos de ministério conte-nos uma situação curiosa que vocês passaram.

IGREJA BATISTA NOVA JERUSALÉM: Um fato curioso aconteceu quando nosso primeiro CD saiu. Saíamos de uma ministração e, ao nos dirigir ao estacionamento, passamos por duas igrejas que estavam cantando as nossas músicas. Ambas estavam cantando “Segurança”. Em frente ao estacionamento, havia uma igreja católica, que também estava entoando a mesma música! Ficamos felizes e gratos por vermos tantos lugares ministrando os louvores que o Senhor havia nos dado.

CASAGOSPEL: Fale um pouco sobre o primeiro DVD do ministério distribuído pela MK Music.

IGREJA BATISTA NOVA JERUSALÉM: Esse DVD foi gravado em comemoração ao aniversário da nossa igreja (Igreja Batista Nova Jerusalém). Nosso templo era pequeno e não cabia todo o povo. Por isso resolvemos alugar a casa de show OLIMPO, no Rio de Janeiro. A gravadora aproveitou a oportunidade e gravou nosso primeiro DVD. Foi um cultão!

CASAGOSPEL: Vocês tem ideia de quantos CDs e DVDs já venderam em toda a carreira?

IGREJA BATISTA NOVA JERUSALÉM: Pelos relatórios que já recebemos, já deve ter passado de 600 mil cópias!

CASAGOSPEL: Deixe uma mensagem a todos os internautas que acompanharam esta entrevista.

IGREJA BATISTA NOVA JERUSALÉM: Cuidem das coisas de Deus que Ele cuidará das tuas coisas. É tempo de colocarmos tudo Diante do Rei. Deus quer nos levar a lugares mais altos, e o único condicionamento exigido é a nossa entrega! Salmos 37.5 – Entrega o teu caminho ao SENHOR; confia nele, e ele o fará. Paz e amor

O CasaGospel agradece a diretora artística Ana Paula Porto, Graça Music, que intermediou esta entrevista. E ao Pastor Samuel Silva pela disposição em responder as questões.