Login form protected by Login LockDown.


lidiassuncao1Lidi Assunção por muitos e muitos anos estudou moda como hobby, sempre se sentiu atraída pelas inúmeras novidades dos desfiles e lançamentos de estilo mundiais. Sempre solicitada a dar dicas e toques especiais na imagem de amigos, conhecidos e seguidores que acompanhavam este seu gosto apurado, começou assim a surgir o desejo de realmente se especializar no ramo!

Após vários convites para participar na Produção Visual de capas de CDs de cantores e cantoras do meio Gospel, resolveu encarar de vez esta parte cativante de sua vida como um verdadeiro trabalho e dedicação profissional. Inúmeros trabalhos no meio artístico já chegaram em suas mãos para seu cuidado especializado, tais como cantores, jornalistas e apresentadores de TV, colocando em prática todas as suas dicas incríveis! Hoje, agencia a vida profissional de artistas que estão em pleno acompanhamento de sua Consultoria de Imagem e Estilo e categoricamente usufruem deste talento nato! Confira o bate papo que tivemos com a consultora.

CASAGOSPEL: Lidi, como começou seu trabalho como consultora de imagem?

LIDI ASSUNÇÃO: Sempre amei tudo que é ligado à moda, tendências, desfiles, enfim, sempre fui a “patricinha” da família rss. E, após quase 10 anos como Fisioterapeuta, senti um forte desejo no coração de trabalhar com meu esposo em sua nova empreitada, com seus novos projetos. Estive orando em relação a isso por um bom tempo, simultaneamente, observando como a assessoria na imagem fazia falta na finalização de um trabalho, até que o Senhor me direcionou claramente a me formar em Consultoria de Imagem e Estilo, e busquei fazê-lo com quem trouxe isso para o Brasil, Ilana Berenholc, que hoje faz parte da direção da Associação Internacional de Consultoria de Imagem.

CASAGOSPEL: Foi uma mudança radical então, de fisioterapeuta para consultora de imagem e estilo. Como a família e amigos reagiram a essa notícia?

LIDI ASSUNÇÃO: A paixão é tanta pelas duas áreas, que ainda atuo como Fisioterapeuta. Sou contratada pela AACD, trabalho na UTI, na recuperação nos pós-operatórios, e ainda tenho atendimentos particulares. Realmente duas áreas bem distintas! Já deu pra imaginar como minha vida é corrida, não é mesmo? Até o momento, Deus tem me orientado a seguir nas duas. Sigo a ordem dEle apenas. Minha família e meus amigos dão a maior força em tudo o que faço, graças a Deus, porque sabem e reconhecem que tudo o que realizo tem o direcionamento de Deus, após muita oração. Então, não tem como errar quando se está no centro da vontade dEle.

CASAGOSPEL: Qual a importância para um artista este trabalho de consultoria Artística?

LIDI ASSUNÇÃO: A importância é TOTAL. E melhor ainda a sua pergunta porque a maioria deles ainda não conhece este tipo de serviço que é importante para o resultado final do projeto. O Consultor de Imagem e Estilo faz um elo entre o conceito do trabalho criado pelo produtor (no caso de ser um cantor ou cantora), e a sua imagem apresentada ao público. E esta imagem não pode ser apenas um look que o artista gosta, que viu em outro artista e gostou, e quer repetir… ninguém é cópia de ninguém.

A Consultoria de Imagem cria uma identidade visual própria para o artista, traçando um perfil único, com cores apropriadas, combinações harmônicas, texturas, padronagens, e toda essa linguagem revela uma comunicação não verbal. Isso quer dizer que a imagem que o artista quer transmitir consegue ser entregue ao público sem uma palavra dita, apenas apresentada no seu visual. Para isso, o Consultor está presente na elaboração da capa do CD, DVD, lançamento de shows, entrevistas, TV, clipes, e até no dia-a-dia.

CASAGOSPEL: A capa do CD ou as imagens em redes sociais, são em muitos casos o primeiro contato do consumidor com o artista. Como tem sido este trabalho de conscientização e a apresentação deste serviço para o artista, principalmente para os que estão começando agora?

LIDI ASSUNÇÃO: Este é um trabalho árduo, pois a maioria deles, por estarem começando seu trabalho, não se conscientizaram da importância da primeira imagem. Há inúmeros estudos que afirmam que basta 6 a 15 segundos para que tenhamos uma boa impressão de uma imagem. Muitos cantores, no início de carreira, têm seu recurso financeiro limitado e, por esta razão, não encontram motivos para investimento em uma Consultoria de Imagem. No entanto, é justamente esta primeira imagem exposta nas redes sociais ou encarte que “vende” o seu trabalho, é a porta de entrada para outros projetos sucessivos; pois na maioria das vezes, antes de ter acesso ao conteúdo do CD, o consumidor já é alcançado pela imagem apresentada.

lidiassuncao3

 

CASAGOSPEL: Em que parte do processo, principalmente quando vai gravar um novo CD, seria o momento ideal para o artista procurar uma consultoria de imagem e estilo?

LIDI ASSUNÇÃO: Na fase inicial de todo o processo de criação do CD, para que as primeiras imagens de divulgação já estejam pautadas em um conceito condizente com o trabalho, em ligação perfeita com o produtor musical, entendendo o conceito criado por ele também, estando em contínuo trabalho com a equipe de imagem (que une fotógrafo, designer) e a empresa de agenciamento, para entender quais os locais mais apresentados por este cantor. A partir daí, a identidade visual é criada.

CASAGOSPEL: Recebo CDs de artistas do Brasil inteiro para incluirmos no CasaGospel.com que estão começando agora, logo a primeira vista penso que o CD é pentecostal ou rock. O visual do artista nos faz conotar o possível som que o representa, acredito que este seja o ponto crucial do seu trabalho. Fale pra nós o primeiro conselho que é dado para um cliente.

LIDI ASSUNÇÃO: Este realmente é o ponto crucial do meu trabalho, que tem sido desempenhado de forma árdua. Por que? Os cantores me procuram e passam por uma entrevista bem detalhada. Dentre as perguntas, questiono qual o estilo musical do trabalho e qual a imagem que ele gostaria de transmitir ao público. E a resposta que escuto é: “Lidiane, meu trabalho é Pop Rock!”.

E quando solicito o repertório para criar a identidade visual deste cantor, vejo que o trabalho não tem nada Pop/ Rock e sim Pentecostal (por exemplo). Os cantores se perdem no que eles cantam, com o seu gosto visual. Eles amam o jeito de quem se veste de forma para cantar músicas Pop/ Rock, mas o seu estilo é pentecostal. Então… a Consultoria de Imagem serve para orientar este cantor ou cantora a fazer uma fusão entre todas as partes do trabalho: estilo musical e visual apresentado.

CASAGOSPEL: Pegando gancho da anterior, qual o erro comum que os artistas cometem ao se vestir?

LIDI ASSUNÇÃO: Como já citado em outras respostas anteriores, estamos na “era do seguir a tendência disso ou daquilo”, ou cortar o cabelo igual a um artista que tanto se admira, usar uma estampa que todos usam. Assim, o artista perde a sua identidade pessoal. Mas, mais importante que isso, o artista se perde no esquecimento de que seu corpo é templo do Espírito Santo, e deve reverência e decência por onde andar. Afinal, a imagem de Cristo e do sangue dEle nas nossas vidas tem que ser transmitido em todo instante.

CASAGOSPEL: Deixe uma mensagem a todos os internautas que acompanharam esta entrevista.

LIDI ASSUNÇÃO: Ore ao Senhor pedindo-lhe que revele Seus projetos para sua vida. Coloque-se no centro da vontade dEle, negue a si mesmo e permaneça no caminho da salvação. Você é mais que vencedor!

Agradecemos a consultora Lidi Assunção por conceder esta entrevista ao Portal.

Contatos:

fanpage: Lidiane Assuncão
siteoficial: www.lidianeassuncao.com.br
instagram: @lidi_assuncao
email: contato@lidianeassuncao.com.br