Login form protected by Login LockDown.


O primeiro passo é enviar a sua música para as estações de rádio.

A distribuição da sua música para as rádios comerciais utilizava-se de meios como pesquisar as estações de rádio na região que gostaria de que sua música fosse ouvida, informações do contato direto, preparar aquele release impresso, o plástico bolha, despesas de envio, e por fim o CD. Agora, mais de 95% da música tocada em rádios comerciais, ou melhor dizendo rádios oficiais é recebida digitalmente.

Cada estação de rádio tem um Diretor Musical e um Diretor de Programação, ou pelo menos deveria ter, juntos decidem quais músicas estarão tocando jogando em sua rádio, reunião que acontece pelo menos uma vez por semana.

radio_oscontatoscertos

Então, como fazer sua música ser incluída nessas reuniões?

Este trabalho quem faz é o Diretor Musical que ouve previamente a música e decidi qual música ouvirão na reunião. O primeiro passo é o envio de sua música para este diretor corretamente.

O Diretor Musical é bombardeado todos os dias e por todos os lados com sugestões de música para serem incluídas na programação, e claro não têm tempo para ouvir todas as músicas que lhe são enviadas. Para ajudar a diminuir a carga de trabalho que geralmente é só ouvir a música que foi apresentada a ele corretamente. Eles não vão abrir e-mails com anexos ou clicar em links de download ou links de streaming, especialmente de alguém que não tenha conhecimento prévio.

As estações de rádios comerciais não vai tocar a música de artistas que não são sérios em relação a seus projetos. Se a música não for apresentado de maneira adequada, não será suficiente para que a música seja incluída na rádio. O Diretor de Programação precisa saber que você é educado o suficiente sobre a indústria da música e quererá saber como sua canção chegou até eles e como aconteceu isso e o que está envolvido por trás de todo o projeto, é preciso um conceito.

Quando você está enviando sua música para o diretor de programação, lembre-se que eles também estão sendo contatados pelas grandes gravadoras e promotores que estão trabalhando para artistas mais estabelecidas. Dê a sua música a melhor chance possível, entregando sua música da mesma forma que as grandes gravadoras estão entregando a música de seus artistas. Isso fará com que a receptividade de sua música seja vista de maneira profissional e o diretor musical será mais propenso a levar a sua música em consideração.

Seria o mundo ideal…

Se realmente em todas as rádios a prática por aqui fosse assim, mas em alguns casos pode até funcionar, tudo depende do relacionamento que você tem com essas pessoas, bem como intermediários, e também o quanto você destinou de verba pra impulsionar a sua música nas rádios.

Não desista depois da primeira tentativa. Cada rádio tem a sua particularidade, como já apresentei acima. Algumas mesmo você pagando (aquele jabá) sua música pode ser recusada de entrar na programação, continue tentando com determinação ou até mesmo para esta rádio mude o single de divulgação para conseguir entrar na programação. Algumas pessoas são muito ocupadas e desatentas. Insista e persista. Acredite que você vale a pena e que sua música vale o esforço.

Se você mantiver uma atitude positiva, você conseguirá.

Fonte: Musicthinktank | Texto traduzido por Alex Eduardo.