Login form protected by Login LockDown.


Especial Compositores: Canção “Impacto” com Eduardo Schenatto

Como prometemos esta é a segunda matéria sobre composições, começamos com a canção Tremendo e Santo interpretada por Cassiane e composta por Rogério Jr aqui daremos destaque a uma canção que foi lançada recentemente na voz de Suellen Lima em seu mais novo CD, é a canção Impacto que também dá nome ao CD da cantora, composta por Eduardo Schenatto.

E pra começar a falar da canção vamos falar do compositor que começou a cantar com sete anos de idade em uma Assembleia de Deus dirigida pelo seu tio no interior do Rio Grande do Sul. Nos anos que se seguiram buscou aprimorar o canto e até arriscou nos instrumentos musicais, porém ficou apenas cantando pois a investida nos instrumentos não deu certo, mas isso não foi e não é empecilho pra que ele componha canções que impactem o Brasil afora.

E você vai conferir uma entrevista com o compositor da canção “Impacto”. Ouçam antes a canção.

CASAGOSPEL.COM: Quando você compôs sua primeira canção?

EDUARDO SCHENATTO: Eu tinha 14 anos de idade quando o Senhor começou a me presentear com as primeiras canções. A primeira canção composta por mim se chama “Milagre no Deserto” foi gravada por uma cantora do RS. Lembro-me do sentimento de imensa alegria e regozijo em Deus foi incrível ver a minha canção produzida em um CD.

Posteriormente acabei entrando em confronto comigo mesmo questionava a Deus como alguém que não toca instrumento consegue compor já com a melodia? Sentia-me um tanto limitado! Mas Deus, em sua bondade não me deixou desistir e prosseguir atualmente já são cerca de 50 músicas gravadas por diversos artistas.

E o interessante é que componho com a letra e melodia. Embora não toque instrumento, sempre tem algum amigo/ irmão que “quebra esse galho” pra mim.

CASAGOSPEL.COM: Sobre a canção “Impacto” presente no novo álbum da cantora Suellen Lima, como a canção chegou à cantora?

EDUARDO SCHENATTO: Tenho um defeito muito grande sou sempre o último em acreditar no meu potencial. Nunca mandava minhas canções pra levitas de renome, pois pensava “ai… será que a “ciclana” vai gravar… acho que não, tem tanta gente melhor que eu” Mas um dia por insistência de alguns amigos acabei mandando uma música pra Vanilda Bordieri. E não é que a música entrou?

Vanilda ouviu a música enquanto estava na Itália, foi uma das últimas músicas a entrarem no CD “A Pesca”, fiquei muito honrado, pois além de fã da Vanilda, tenho convicção de que ela é uma mulher de Deus.

Depois de “Protesto” (Música gravada pela Vanilda Bordieri), o defeitinho que me aflige fez ecoar mais um questionamento “E agora? É só essa bala na agulha?! Será que alguém mais como a Vanilda, vai achar “bonitinha” alguma música minha?” Eu sei… é complexo mesmo, mas estou buscando em Deus a cura total!

Um belo dia, depois de ter lançado meu CD, conversando com o assessor de marketing da Suellen (Leandro Prado, grande amigo) mandei um CD pra ele e outro pra Sirlei (mãe da Suellen e gerente da gravadora) Melody Gospel.

Posteriormente, em conversa por telefone com dona Sirlei descobri que a Suellen estava montando repertório e pediram pra eu encaminhar uma música pra cantora ouvir e mandei! “Impacto” era uma música que já estava pronta há uns meses mandei sem pretensão alguma pro e-mail da Suellen e ela retornou dizendo: “Sua música é linda! Vou gravá-la” e a felicidade foi maior quando soube que “IMPACTO” seria o título do novo álbum da cantora.

CASAGOSPEL.COM: Como a canção “IMPACTO” nasceu?

EDUARDO SCHENATTO: A música como Deus em sua graça e sabedoria é multiforme. No entanto acho que em muitos aspectos, principalmente no meio gospel, se deixa de explorar o amplo arsenal de criatividade tanto dos compositores como dos intérpretes.

Particularmente, observo que há uma tendência entre levitas e compositores a reproduzirem “mais do mesmo”, ou seja, aquilo que está na moda. Foi pensando nisso e um tanto saturado por uma onda de canções antropocêntricas que colocam Deus como um agente coadjuvante (que obrigatoriamente deve fazer o milagre) e o homem no centro (o que será exaltado por Deus custe o que custar), enfim, não julgo quem curte esse tipo de música e acredito piamente que Deus fala com muita gente através de cada uma delas, mas pra mim tais canções acabaram extrapolando no sentido de que invalidam alguns dos principais princípios do cristianismo como o perdão e o amor por quem chamamos de “inimigos”.

Lembro que um dia pedi a Deus que me desse uma canção que falasse do seu poder sobrenatural, da forma como os sentimos e do quão implacável Ele é, e no meu quarto com o coração quebrantado cantarolei a primeira frase “já posso sentir aqui a glória do Senhor…” o céu desceu e “IMPACTO” nasceu.

Sou apaixonado por notas menores escuto de tudo o tempo todo, eu e os fones de ouvido somos amigos inseparáveis. São vários canais de inspiração, mas a maior delas é Deus.

Portanto, acerca da musicalidade de “Impacto” posso dizer que é uma espécie de “gestação musical miraculosa” foi Deus quem gerou em mim nos momentos de reflexão em meu quarto. Eu pedi e o Senhor me deu uma melodia diferente e uma letra impactante.

CASAGOSPEL.COM: E como você soube que seria compositor?

EDUARDO SCHENATTO: Não soube aconteceu. Creio que tudo já estava determinado por Deus. Embora sempre tenha sido apaixonado pela arte e suas manifestações, nunca imaginei que um dia estaria compondo. Foi algo que fluiu no plano de Deus absolutamente!

Sinceramente ainda não caiu a ficha. Tem vezes que me pego ouvindo alguma de minhas canções em alguma rádio e penso “Tá… peraí! Fui eu mesmo quem fez?”. Sinto-me privilegiado não somente por ser o autor de uma música com potencial de sucesso, mas principalmente porque esta mensagem em forma de música vai agir de modo especial sobre muitas pessoas.

CASAGOSPEL.COM: E atualmente quem vai gravar composição sua?

EDUARDO SCHENATTO: Atualmente muitos levitas têm entrado em contato me ligam de todas as partes do Brasil existem artistas de renome com músicas minhas em seus futuros trabalhos, são experiências maravilhosas que o Pai tem me concedido.

Tem alguns nomes que ainda não posso falar, mas posso adiantar alguns nomes onde poderão ouvir em breve músicas de Eduardo Schenatto como: Amanda Ferrari (Praise Records), Célia Sakamoto (Aliança) e Miria Mical (CPAD Music).

CASAGOSPEL.COM: Em quais mídias sociais você está inserido?

EDUARDO SCHENATTO: Tenho o blog que é administrado pelo amigo e assessor Jonatan Fernandes eduardoschenatto.blogspot.com | Twitter: @EduSchenatto | Facebook: Eduardo Schenatto

CASAGOSPEL.COM: E quanto a contatos para composições?

EDUARDO SCHENATTO: Podem enviar e-mail para eduschenatto@yahoo.com.br ou ligar no telefone: (51) 9360-1335 (51) 8259-2703, para um primeiro contato as mídias sociais acima citadas também são um bom canal pra começarmos a conversar.

CASAGOSPEL.COM: Deixe uma mensagem a todos os internautas que já ouviram a canção “Impacto” e aqueles que ainda não ouviram e vão ouvir abaixo.

EDUARDO SCHENATTO: Adorar a Deus é bem mais que cantar ou compor uma bela canção vai além das nossas habilidades e singularidades, adorar a Deus só é real quando o fazemos em verdade e em espírito, quando acima de nossos talentos, está o amor pelo próximo e pelo próprio Deus.

Se antes de um potencial artista ou admirador da arte você for um adorador, há uma grande probabilidade de o Pai te usar como canal. Do contrário, tudo será em vão. Lembre-se: a fama e todas as demais coisas terrenas passam, mas o Eterno permanece.

O meu desejo é de que toda esta geração seja impactada pela presença de Deus, tornando-se verdadeiros irradiadores da Glória do Deus vivo, conquistando, avançando, rumo ao alvo, no caminho que nos é proposto. Vocês são especiais para Deus!