Login form protected by Login LockDown.


O mercado fonográfico cristão no Brasil tem vida própria, a frequência dos lançamentos caem entre os meses de Dezembro a Fevereiro, poucos detém boa base de admiradores que comprarão seus CDs em épocas consideradas paradas. Geralmente nos meses de Janeiro e Fevereiro a frequência de compra dos produtos cai e há poucas agendas e reunir o público para lançar o CD pode ser um grande risco. No restante do planeta o ciclo funciona bem diferente, boa parcela dos produtos são lançados no final e começo do ano onde aproveitam para lançar suas novas turnês e começar o ano com um novo álbum para trabalhar no ano todo e não perder nenhum evento/ movimento.

spotify_iphone

De um tempo pra cá, a música cristã vem crescendo na maior plataforma de serviços de streaming de música, o grande Spotify. O spotify é a plataforma preferida do CasaGospel (espalhada em muitas matérias aqui no blog) e coincidentemente é a maior que existe no mercado, com mais de 20 milhões de canções, a cada dia outras 20.000 são adicionadas no sistema, presente em 58 países – faltando basicamente África e Ásia, atingiu 60 milhões de usuários, sendo 15 milhões pagantes.

Recentemente uma pesquisa revelou que o streaming de música está ajudando a diminuir a pirataria no Brasil, mas na Noruega, os resultados foram muito surpreendentes: menos de 5% das pessoas com menos de 30 anos pirateiam músicas graças a popularização de plataformas como Spotify, Deezer e Rdio.

O streaming de música já é o principal meio de áudio entre os jovens noruegueses. Segundo a pesquisa, 80% das pessoas com menos de 30 anos utilizam plataformas de streaming para ouvir música. O grande objetivo da plataforma é fazer com que pessoas que hoje tenham experiências ilegais com música passem a ter uma experiência legal. E como os conteúdos ilegais normalmente não trazem qualidade, descobriram essa oportunidade que os ouvintes estão dispostos a pagar para ter algo melhor, mesmo que esse pagamento seja por meio de publicidade. Mas claro que também pode haver a conversão para a conta paga.

Alguns números do Spotify podem te ajudar a adotar a plataforma, já distribuiu 500 milhões de dólares a editoras, publishers, distribuidores digitais e músicos entre 2009 e 2012, distribuiu 500 milhões de dólares em 2013 e 1 milhão de dólares apenas em 2014 o que representou 70% de seu faturamento, pois a empresa retém 30% das receitas totais.

No Brasil boa parte das gravadoras que possuem CDs cristãos disponibilizam seus lançamentos, ou o catálogo “morto” (os álbuns que não possuem mais de forma física, ou estão com seus estoques finalizados) na plataforma, uma curiosidade é que a gravadora que detém o maior catálogo de música cristã brasileira, a MK Music, possuem poucas faixas na plataforma e nas demais que seguem a mesma linha (A MK Music foi procurada, mas não tivemos sucesso no retorno para uma declaração para a matéria). Seria uma boa se pelo menos o chamado catálogo “morto” estivesse disponível na plataforma, todos ganhariam com isto, o departamento que cuida das plataformas digitais precisa se antenar, o mercado está mudando e boa parte da receita das gravadoras estão vindo das plataformas digitais, segundo a RIAA, Associação Americana da Indústria da Música, 2014 foi o ano que pela primeira vez na história o streaming rendeu mais dinheiro que vendas de CDs.

Algumas coletâneas e singles caem no serviço de streaming, mas são poucas canções em relação ao vasto catálogo da gravadora. Ainda acreditam na venda física e a maior novidade da gravadora é lançar uma playlist mixada do álbum a ser lançado, depois um lyric vídeo e um vídeo clipe do single, ao invés de explorar outras faixas do CD. Vender CD no iTunes é a outra novidade e nada mais relacionado às plataformas digitais.

danielaaraujo_canalyoutube

A indústria musical agora está monetizando um mercado que antes não conseguia monetizar, e mesmo assim muitos artistas principalmente não se antenaram no movimento, poucos estão ligados como por exemplo a cantora paulista Daniela Araújo, que usa e abusa do seu canal no YouTube. Ahh se os artistas soubessem como a plataforma rende. O streaming se consolidou como um caminho que não tem mais volta, é necessário se ligar e entrar no movimento.

Você pode acompanhar nossas playlists na plataforma Spotify, abaixo você tem acesso a elas:

#playlist “CasaGospel Destaques”:

#playlist de “Músicas para Congresso”:

E por fim nossa #playlist temática “Natal CasaGospel”:

Você pode baixar o spotify na AppleStore. E siga o nosso canal no Spotify.