Login form protected by Login LockDown.


Porque devo contratar um serviço de Assessoria de Imprensa?

assessoriadeimprensaartepetraFalar de assessoria de imprensa dentro do segmento evangélico ainda causa certo estranhamento e provoca algumas perguntas: O que faz uma assessoria de imprensa? É um serviço muito caro? Preciso mesmo contratar uma empresa de assessoria? Tenho que pagar para aparecer na mídia?

Em tempos em que o universo gospel se expande e ganha respeito em outras esferas, como o dito meio secular, se faz ainda mais necessária e importante a atuação de uma assessoria de imprensa. Há quem considere contratar uma assessoria ou um jornalista algo “luxuoso”, praticamente um ato de vaidade. Uma pena imaginar que tanta gente ainda pense assim.

Mas para trazer à luz esse assunto que ainda traz dúvidas, vamos responder em tópicos algumas questões:

O que faz uma assessoria de imprensa?

A assessoria de imprensa desenvolve o relacionamento da empresa, marca, personalidade, órgão público ou de qualquer profissional que deseja dar visibilidade ao seu nome, negócio, trabalho ou produto junto aos veículos de comunicação (jornais, revistas, sites, rádios e emissoras de televisão).

Quem pode ser assessor de imprensa?

Somente jornalistas ou relações públicas formados podem exercer essa função oficialmente.

Que atividades o assessor de imprensa desenvolve?

O assessor de imprensa desenvolve estratégias de comunicação, escreve releases, artigos, notas, sugestões de pauta, faz contato com jornalistas, agenda entrevistas, convida jornalistas para eventos, faz a clipagem das matérias, realiza media training, faz relatórios de atividades e de resultados e usa as ferramentas disponíveis on e off line para colocar ao máximo seu cliente em evidência nos veículos de comunicação.

Tenho que pagar duas vezes: pelo trabalho do assessor e pra sair na mídia?

Não! Quando contrata uma assessoria de imprensa você vai pagar apenas pra que o assessor desenvolva o trabalho junto à mídia. Toda a exposição que o cliente ganha na mídia é espontânea e gratuita, ou seja, você não terá que pagar absolutamente nada para sair num jornal ou aparecer em determinado programa de TV.

Porque vale a pena contratar uma assessoria de imprensa?

Um empresário, político, médico ou artista que quer ver seu trabalho em evidência na mídia não pode perder tempo tentando descobrir como fazer isso, até porque essa não é sua área de especialidade. Para conseguir alcançar esse objetivo e ver o trabalho sendo realizado com a qualidade requerida é preciso contratar um profissional com experiência no assunto. Contratando um assessor de imprensa o cliente tem a tranquilidade de saber que seu trabalho está sendo divulgado com focos específicos e enviado aos jornalistas que possam repercutir dentro dos veículos em que atuam.

No meio gospel é comum encontrarmos os pseudo-assessores, que tentam com suas próprias “habilidades” fazer o trabalho que deveria ser realizado por um profissional. Como resultado, vemos o sucateamento de um profissional e de uma função de extrema importância para o mercado.

Se você é cantor, ator, bailarino, compositor, médico, pastor, advogado ou exerça qualquer função com possibilidade de divulgação na mídia, não perca tempo tentando fazer com suas próprias mãos aquilo que só um assessor de imprensa pode fazer. Também não caia na lábia de quem se diz assessor, mas na verdade vai lhe cobrar um alto valor e lhe apresentar um resultado duvidoso e mal direcionado.

Assim como quando se está doente procura-se um bom médico, se quer ver seu trabalho sendo reconhecido na mídia de um modo sério, procure um bom assessor de imprensa. A relação custo benefício é extremamente mais vantajosa do que, por exemplo, pagar por anúncios publicitários ou contratar alguém que não tenha plena capacidade de desenvolver este serviço.

Para algumas áreas em especial o trabalho do assessor de imprensa se torna indispensável. Um exemplo clássico são os profissionais ligados ao meio artístico. Um cantor ou banda precisa de uma boa exposição na mídia para ver seu trabalho expandir e alcançar o grande público e só o assessor de imprensa pode construir essa relação entre o artista e a mídia.

Nos dias de hoje a atuação do assessor de imprensa está mais ampla com o advento das mídias sociais e de outros canais de comunicação da internet. Além de estabelecer e estreitar a relação com a imprensa, hoje o assessor também desempenha uma atividade crucial com a construção de textos e conteúdo para fanpages oficiais, sites e blogs. É justamente quando se fala de construção de textos que vemos as maiores aberrações e bizarrices circulando por páginas virtuais, impressas e mesmo em emails mal escritos e com erros grotescos de português. O tipo de erro inaceitável em se tratando de estabelecer comunicação entre um artista e seu público. Aliás, em qualquer esfera isso é inadmissível, o que dirá em um meio que tem por primazia divulgar a Palavra de Deus.

Portanto, se você um dia pensa em desenvolver um trabalho em que sua imagem estará em xeque e que você precise estabelecer canais de comunicação com terceiros, não vacile, contrate um assessor de imprensa. Sua missão enquanto artista é criar e a do assessor de imprensa tornar sua criação conhecida. Cada qual com seu papel!

Viviane Eduardo é jornalista com atuação no segmento gospel há 15 anos. Atualmente é uma das sócias da Agência Petra, startup de comunicação e eventos voltada ao mercado evangélico.