Login form protected by Login LockDown.


ANÁLISE: CD O Seu amor é tudo – Nádia Santolli

Em sua estadia na MK MUSIC, Nádia Santolli simplesmente lançou um dos melhores discos de louvor e adoração já lançados no Brasil. Antes do Sol Nascer (2005) é um dos raros álbuns lançados que agradou tanto a crítica especializada (o álbum foi eleito como um dos 100 maiores álbuns da música cristã brasileira que contou com a participação de vários historiadores, jornalistas e músicos, que selecionaram os discos conforme o “impacto cultural e histórico”) e tanto ao público em geral, que colocou diversos singles do disco entre as mais tocadas nas rádios de todo o Brasil.

Em ascensão no mercado gospel e como uma grande promessa de se firmar como um grande nome da música gospel, Nádia Santolli teve sua carreira comprometida por desavenças com a MK MUSIC, o que resultou em quebra contratual.

Já de forma independente lançou o CD Por toda a parte (2008), que posteriormente teve relançamento feito pela Sony Music Gospel, que possuía uma sonoridade mais crua, flertando com a música folk e a música country americana. Apesar do álbum ser encantador, não teve a projeção adequada e pouca coisa do álbum se fez conhecida.

Então um hiato de 9 anos tomou conta da carreira da cantora e acabou ficando sem produzir algo inédito para o mercado. De forma bem tímida, Nádia lança no dia 17 fevereiro de 2017 pela Sony Music Gospel (Braço Digital da gravadora), seu mais novo álbum intitulado O Seu amor é tudo.

A cantora lançou por conta própria uma quantidade limitada de discos físicos no final do ano passado para as pessoas adquirirem na região de Brasília, onde reside atualmente, gerando uma certa confusão sobre o lançamento ao certo, o que mostrou que o contrato com a Sony é exclusivamente para ser lançado no digital. Pelos projetos já lançados pela Sony Music, podemos afirmar que este será um dentre tantos outros álbuns que não recebem divulgação, nem ao menos um release de divulgação de lançamento do álbum com informações importantes do mesmo. Por uma série de fatores, dentre eles o hiato de 9 anos e claro, pelo ocorrido com a mesma quando parou sua carreira durante o lançamento do CD Por Toda Parte. Estamos diante de um grande álbum, talvez o melhor lançamento da Sony em anos, esperamos que ela dê a atenção devida ao produto.

[ 01 ] Bastidores CD “O Seu Amor é Tudo” de Nádia Santolli por Estúdio Jota. from Estúdio Jota on Vimeo.

Para este crítico, O Seu amor é tudo figuraria entre os 5 melhores já lançados pelo selo gospel da Sony – os demais seriam Daniela Araújo (Daniela Araújo), Leonardo Gonçalves (Princípio e o Fim), Resgate (Ainda não é o último) e Paulo César Baruk (Graça).

Com exclusividade o CasaGospel.com teve acesso ao novo trabalho da cantora antes do lançamento nacional, e abaixo você confere os motivos que levam esse álbum a ser tão especial:

A produção musical de Jonatas Pingo é simplesmente irretocável. Podemos dizer que Nádia e Jonatas formaram uma parceria musical incrível. Jonatas soube equilibrar groove, swing, intimismo, batidas eletrônicas, worship, sem perder a homogenia musical. Seja na alegre música título O Seu amor é tudo, composição da própria Nádia ou na canção em forma de oração Salmo 27, o que vemos musicalmente nesse álbum é efeito raro nos álbuns de categoria Cristã nacional.

O álbum abre com a já citada O Seu amor é tudo, com participação de Paulo César Baruk abrindo o CD, a canção versa sobre a soberania do amor de Deus e a sua inefabilidade.

A segunda canção do álbum é a regravação do clássico Antes do Sol Nascer, que recebe mais ao final do disco uma versão em espanhol. A regravação ganhou uma sonoridade mais worship, apesar da versão original soar ainda muito atual, é pertinente, entretanto a inclusão dela como segunda faixa, assim como foi a gravação original, soou equivocada.

Criado pra Adorar, a terceira do disco, foi uma sugestão do produtor e é uma versão da música Made For Worship da banda australiana Planetshakers, com participação especial de Clayton O’lee, vocalista da banda brasiliense DiscoPraise. Sabemos o quão desafiante é fazer uma versão sem fazer uma cópia do original, mas ao mesmo tempo sem descaracterizar a canção original, e essa gravação soou ainda melhor do que a gravação original. Mérito da produção, mas também dos vocais bem colocados da Nádia e Clayton que superam os vocalistas originais.

O jazz dançante com um arranjo de metal abrasante é a característica musical de Verdadeiro Amor, canção que versa sobre Jesus ser o verdadeiro amor. O Teu Reino, quinta faixa do álbum, tem aquele refrão de fácil assimilação. Aleluia, sexta faixa, é um pop com influências country que tem inserção de banjo e é o primeiro single do projeto.

Seguida por Bendito, um pop mais dançante com bastante uso de sintetizadores que dão uma sonoridade retro e que flerta um pouco com o funk melody. Eu e minha casa, oitava faixa que declara a passagem bíblica de Josué 24, também tem características mais pop (que se não fosse a inteligência musical de Jonatas, se toraria um sertanejo universitário), e trás lembrança à música de Léa Mendonça, Sou Abençoado.

A intimista Salmo 27, nona faixa do álbum, é uma oração que tem como referência esse Salmo que declara o desejo de estar na casa de Deus para sempre. E chegando ao fim da análise do álbum, temos a regravação de Teus Altares, sucesso de Jorge Camargo e Guilherme Kerr imortalizado pelos Vencedores por Cristo. A regravação teve um arranjo com referência a Colbie Caillat, numa sonoridade mais surf music, o que tornou a regravação bem original.

As faixas 11 e 12 são respectivamente versões em Espanhol e Inglês das músicas Antes do Sol nascer e Verdadeiro Amor.

Ao finalizar o disco, temos a convicção que a cantora quis passar um tom alegre, com melodias mais voltados ao pop, mas sem deixar vaga a lacuna do worship e sempre fazendo referências bíblicas às suas canções.

O Seu amor é tudo é um álbum genuinamente pop em sua sonoridade, bíblico em suas letras, e mostra muita experiência vocal da cantora, que também fez os arranjos de back. O único ponto negativo, é que pra uma artista que estava há quase uma década sem produzir algo inédito, o disco é relativamente curto. Esperamos que a parceria dela com Jonatas Pingo dure bastante, e que venham muitos discos o mais rápido possível.

Análise feita por Philipe Daniel


Selo: Sony Music Gospel
COMPRAR CD

Playlist: O Seu amor é Tudo | Antes do Sol Nascer | Criado para Adorar (Made for Worship) | Verdadeiro Amor | O Teu Reino | Aleluia | Bendito | Eu e minha casa | Salmo 27 | Teus Altares | Antes que nazca el sol | True Love

CD: O Seu amor é tudo - Nádia Santolli
9.5NOTA